CBTU-BH investe em modernização para garantir operação com trens acoplados

O superintendente da CBTU-Belo Horizonte, Miguel Marques assinou nesta segunda (19/12) a Ordem de Serviço que autoriza a implementação do sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) responsável pelo envio das imagens da plataforma para monitores instalados nas cabines de condução dos trens. Estimado em R$ 856 mil, o novo sistema visa garantir a operação regular com trens acoplados e ampliar a segurança dos condutores e passageiros, no fechamento de portas, em composições de até oito carros.

Comemorando a liberação do recurso, Miguel Marques ressaltou que o novo CFTV vai permitir ampliar a capacidade de transporte e aumentar o conforto para o usuário. “Este é um projeto idealizado pelo corpo técnico da STU-BH e, que em nossa gestão tivemos a felicidade de conseguir a verba para realizá-lo. A empresa contratada terá até cinco meses para a implementação. Todos sabem que Belo Horizonte é uma cidade marcada pela falta de expansões e obras. Também compreendemos que este é um valor pequeno, mas certamente vai impactar no dia a dia dos usuários. Quero agradecer ao presidente da CBTU, José Marques, que juntamente com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, possibilitou esse investimento”, conclui.

Tecnologia de ponta: Homologado para a BX Soluções de Engenharia Ltda, a nova contratação contempla o fornecimento de equipamentos e a execução de serviços de instalação para cerca de 150 novas câmeras fixas, 120 transmissores / receptores de vídeo, 40 gravadores e 60 monitores. O contrato envolverá ainda a construção de toda a infraestrutura necessária, tanto nas estações quanto nas cabines dos trens que compõem toda a frota.

Estima-se que a operação com trens acoplados deve ampliar em torno de 50% a capacidade de atendimento do Metrô de BH, elevando para cerca de 320 mil o número de lugares disponibilizados diariamente pela operadora. As composições poderão ainda ser acopladas ou utilizadas, individualmente, de acordo com a necessidade da CBTU Belo Horizonte. Todas as soluções técnicas já foram testadas e aprimoradas com base em um protótipo implantado na estação Calafate e no trem 01.

21/12/2016 – CBTU-BH