Rio de Janeiro quer atingir 100 km de modal metroferroviário até 2045

Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro

Representante do Rio de Janeiro no seminário promovido pela ANPTrilhos, o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, festejou o excelente feedback que o transporte sobre trilhos conquistou dos usuários na época dos Jogos Olímpicos, superando inclusive a avaliação do metrô londrino, tido como uma referência internacional de qualidade.

“Queremos agora dar prosseguimento aos planos de expansão e bater a nossa meta de contar com 100 km de rede em 2045. Temos que passar para a próxima fase, que é a de captar recursos. Temos que saber vender este modal como a grande solução para a mobilidade urbana”, afirmou o secretário. Outro exemplo de plano de expansão bem sucedido é da cidade de Salvador (BA). “Em 2013, a malha metroferroviária soteropolitana não superava os 13 km. Hoje, temos 46 km e queremos chegar aos 130 km em 2028”, disse o secretário de desenvolvimento urbano do governo da Bahia, Carlos Martins.

Presente ao painel, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministro das Cidades, José Roberto Generoso, salientou que o segmento precisa organizar-se de maneira a atrair o investimento privado, porque “o governo federal não será mais um gerador de recursos. Não é possível construir projeto desde Brasília.

É preciso envolver a administração privada e local, além da iniciativa privada”. Segundo ele, o setor é penalizado com poucos recursos para Capex e custos operacionais cada vez mais significativos. “Temos um fator importante a considerar que é a baixa capacidade de pagamento da população. O governo não vai entrar em subsídios e será preciso definir quem vai custear o transporte. Além disso, é fundamental dar segurança jurídica ao capital privado”.

08/11/2016 – NT EXPO / Conteúdo Empresarial