A decisão permitirá o aumento da receita extratarifária da empresa, prática comum dos metrôs em todo o mundo
Depois de mais de 20 anos de sua criação, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) terá todas as suas áreas regularizadas. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) aprovou, nessa quinta-feira (25), parecer favorável da conselheira e diretora da Agefis, Bruna Peres Pinheiro, ao processo que define a faixa de domínio do Metrô-DF e das áreas das estações Central, Galeria, 102, 104, 106, 108, 110, 112 e 114, no Eixão Sul.
O processo, apresentado em 2009 para a regularização, teve parecer favorável também do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Procuradoria do Governo do DF. A decisão será publicada no Diário Oficial do DF.
Segundo o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a regularização dessas áreas permitirá à empresa ter o título de propriedade. “O próximo passo será conseguir a regularização das edificações para, em breve, começarmos a comercialização das lojas e espaços subterrâneos das estações”, afirmou. A regularização permitirá aumentar a receita extratarifária da empresa, prática comum dos metrôs em todo o mundo.