Linha 4 do Metrô do Rio: testes dos sistemas de incêndio na Barra utilizam máquinas de fumaça cenográfica com gelo seco

Teste contra incêndio na Barra. Foto: Henrique Freire
Teste contra incêndio na Barra. Foto: Henrique Freire

A Linha 4 do Metrô está testando os sistemas de prevenção e combate a incêndio, para detecção e extração de fumaça do interior das estações e túneis entre Barra da Tijuca e Ipanema. Esta é mais uma etapa da fase de conclusão das obras, para garantir o início das operações na nova linha. Nesta terça-feira (05/07), os testes ocorreram na Estação Jardim Oceânico, na Barra. Foram simulados quatro cenários de incêndio: em dois pontos diferentes nos trilhos, no mezanino e na plataforma da estação.

Para a realização dos testes, foram utilizadas quatro máquinas de fumaça cenográfica com gelo seco, semelhantes às usadas em festas e boates. Dez ventiladores foram acionados individualmente e ao mesmo tempo, extraindo a fumaça pelas torres de ventilação da estação. Por monitores das salas de operação, os técnicos puderam observar o funcionamento do sistema de extração, dos ventiladores e até o percurso da fumaça. Todo o sistema funcionou como previsto, com resultado positivo para a simulação.

O procedimento, adotado pelo Governo do Estado, é determinado pela norma de segurança internacional NFPA 130 (2014) e inédito no sistema metroviário do Rio de Janeiro. Recentes e modernos, testes como esses têm sido utilizados mundialmente.

As simulações vão ocorrer até o dia 16/07 (sábado). A fumaça cenográfica usada nos testes não é tóxica à população e a animais domésticos, não havendo qualquer relação com incêndio. Como a fumaça poderá ser vista nas proximidades, estão sendo distribuídos comunicados a moradores e comerciantes do entorno dos canteiros. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria estadual de Defesa Civil também estão cientes do procedimento.

A brigada de incêndio dos consórcios construtores acompanhará os serviços, que ocorrerão conforme cronograma abaixo:

· Túneis em São Conrado – 06/07 (quarta-feira)
· Estação Nossa Senhora da Paz, Ipanema – 07/07 (quinta-feira)
· Estação Jardim de Alah, Leblon – 08/07 (sexta-feira)
· Estação Antero de Quental, Leblon – 09/07 (sábado)
. Poço de ventilação e saída de emergência (entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva, Leblon) – 11/07 (segunda-feira)
· Estação São Conrado – 12/07 (terça-feira)
· Expansão da Estação General Osório, Ipanema – 13/07 (quarta-feira)
· Túneis em São Conrado – 14/07 (quinta-feira)
· Bitúnel entre São Conrado e Barra – 15/07 (sexta-feira)
· Bitúnel entre São Conrado e Alto Leblon – 16/07 (sábado)

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.

05/07/2016 – Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro