A economia brasileira passou por um momento de desaquecimento em 2015. Um período marcado por crises política e econômica, alta do dólar, aumento da taxa de juros e da inflação, capítulos que afetaram todos os setores da Economia brasileira.
Apesar do momento econômico, o setor metroferroviário conseguiu crescer 1,7% no número de passageiros transportados nos sistemas sobre trilhos em 2015, totalizando 2,92 bilhões de passageiros, contra 2,87 bilhões de usuários atendidos em 2014, mostrando o poder de atratividade do segmento. Os números fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/2016, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
A média de pessoas transportadas diariamente, em 2015, também registrou um sutil crescimento em relação ao ano anterior, permitindo chegar aos 9,9 milhões de passageiros/dia.
“Apesar da crise, o volume de passageiros transportados se manteve estável, com um pequeno crescimento. O transporte de passageiros sobre trilhos é regular e de alta capacidade, e boa parte dos passageiros o utilizam para deslocamentos rotineiros, o que ajudou a manter a sua estabilidade”, explica Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.
O documento completo do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/2016 está disponível no site da ANPTrilhos – www.anptrilhos.org.br .