Supervisor de Manutenção da CPTM é homenageado no Prêmio Ferroviário Padrão

A cerimônia de entrega do Prêmio da Revista Ferroviária 2016 foi realizada na noite de 14 de abril, na Casa Fasano, em São Paulo. A 27ª edição do evento reuniu representantes do setor ferroviário e contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Também participaram da cerimônia o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, e o diretor de Operação e Manutenção, Vitor Garcia, entre outros convidados.

A categoria Ferroviário Padrão de Passageiros contabilizou oito indicados e, dentre eles, estava o supervisor geral de Manutenção da CPTM, Elias Caires Catulé, 55 anos. O vencedor foi Mardem Carvalho da Silva, supervisor de Sistema de Energia da SuperVia, concessionária de transporte ferroviário do Rio de Janeiro. O presidente da ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, Joubert Flores, entregou os troféus homenageando Elias Catulé e os demais concorrentes:

– José Carlos Kazuo Watanabe, analista de desenvolvimento de Manutenção do Metrô SP;

– Pablo Rodrigo de Paula, agente de Planejamento e Programação da concessionária ViaQuatro SP;

– Celso Fisbhen, especialista de Planejamento Operacional do MetrôRio;

– William de Souza Veloso, chefe de Divisão de Oficinas do Metrô DF;

– Carlos Antônio Araújo Bastos, coordenador de Manutenção da CTB da Bahia;

– Roberto Paulo Santos de Araújo, supervisor geral da Linha Sul da CBTU PE.

Trabalhando na ferrovia há 40 anos, Elias Catulé ocupa há 19 anos o cargo de supervisor geral de Manutenção, coordenando atualmente as equipes de Truques e Rodeiros, do Doro – Departamento de Oficinas de Manutenção de Material Rodante, na Lapa. Durante a crise hídrica, Elias integrou a equipe que implantou uma Estação de Captação de Águas Pluviais, proporcionando mensalmente uma economia de 10 mil litros de água à CPTM.

O sistema desenvolvido capta toda a água da chuva recebida pela cobertura da oficina da Lapa que tem 320 m² de área. O volume coletado passa por um sistema de filtro que permite a decantação da água e eliminação das impurezas. Em seguida, a água tratada é enviada para dois reservatórios com capacidade de 5 mil litros cada, estrategicamente posicionados ao lado da oficina. O sistema utiliza um registro que libera a água dos reservatórios para torneiras no interior da oficina.

O supervisor conta que esta foi sua segunda indicação ao prêmio. “Estou feliz pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa equipe. Essa indicação valoriza todos os empregados do Doro que participaram dessa iniciativa”. Além de Catulé, a execução do projeto que durou dois meses envolveu sete profissionais: José Donizeti Venâncio, Agnaldo Brum Junior, Daniel Hiroshi, João Santos Lopes, Leandro Martins Beraldo, Regis Henrique de Souza e Douglas Botelho Quionha.

Os demais vencedores das categorias setoriais do Prêmio RF 2016 foram:

– Alstom, como Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros;

– Hidremec, como Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente;

– Imexbra, como Melhor Trading/Representante;

– Senai Juiz de Fora, como Melhor Instituição de Ensino;

– Progen, como Melhor Consultora;

– Siemens, como Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas;

– Motorola Solutions, como Melhor Criador de TI;

– Knorr-Bremse, como Melhor Prestadora de Serviços;

– Camargo Corrêa, como Melhor Construtora;

– AmstedMaxion, em duas categorias, Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante e Melhor Fabricante de Veículos de Carga.

– A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi eleita a Melhor Operadora de Carga;

– A SuperVia se consagrou como a Melhor Operadora de Passageiros.

O Prêmio Revista Ferroviária foi instituído em 1989, quando a publicação completou 50 anos de circulação. O objetivo é homenagear as pessoas e empresas que mais desenvolveram atividades em pró do transporte metroferroviário no ano que passou. Durante a premiação também são entregues os prêmios de Ferroviário Padrão de Carga e Ferroviário Padrão de Passageiros, atribuídos a funcionários das empresas operadoras. Neste caso, cada operadora indica um funcionário, sendo a seleção final realizada pelo Conselho Editorial.

19/04/2016 – Secretaria dos Transportes Metropolitanos – SP