Trem de levitação magnética abre as portas para o público na UFRJ

Maglev-Cobra pode transportar até 30 passageiros. Foto: Guilherme Ramalho
Maglev-Cobra pode transportar até 30 passageiros. Foto: Guilherme Ramalho

Após um ano e quatro meses operando com um público restrito, o trem de levitação magnética (Maglev-Cobra), desenvolvido na Ilha do Fundão, passará a receber passageiros todas as terças-feiras. A linha experimental de 200 metros liga o Centro de Tecnologia (CT) ao Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ. As viagens demonstrativas, que começaram nesta terça-feira, serão realizadas em dois horários: de 11h as 12h e de 14 as 15h.

Com os testes, os pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe/UFRJ esperam conseguir, no ano que vem, a certificação para operar comercialmente. Segundo o professor Richard Stephen, coordenador do projeto, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros, em escala real, utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade e ímãs.

— Esse veículo está sendo desenvolvido para ser usado na malha urbana. No ano passado, conseguimos fazer os ajustes necessários para abrir para o público com segurança — disse Stephen, ressaltando as vantagens do novo modal. — Além do silêncio e do menor consumo de energia, o custo chega a ser três ou até cinco vezes mais barato que o metrô subterrâneo, por exemplo. Se formos comparar com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou um monorail, é bem provável que chegue a um custo similar.

Em vez de rodas, o trem utiliza levitação, trafegando silenciosamente, sem emitir poluentes. Por ser uma linha experimental, o Maglev-Cobra transporta 10 passageiros por viagem (podendo chegar até 30 pessoas) com uma velocidade de 10 km/hora. No entanto, de acordo com Stephen, é possível conectar novos módulos, de 1,5 metro de comprimento cada, e aumentar a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos, pode chegar a uma velocidade de 100 km/h. Por enquanto, o veículo tem quatro módulos.
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A primeira unidade do trem de alta velocidade começou a operação na França em 1981. Atualmente o TGV POS, da Alstom, pode chegar até a 575 km/h e opera em duas linhas no país

O trem elétrico chinês que opera em quatro rotas no país, chegou a bater o recorde de velocidade, com 486 km/h. Ele opera comercialmente numa velocidade de até 380 km/h

Trens Maglev Xangai, que podem chegar a 430 Km/h. Foi primeiro sistema de transporte urbano comercial a utilitar a tecnologia de levitação eletromagnética, a mesma usada pelos pesquisadores da UFRJ no Maglev-Cobra. Ele pode atingir até 430 Km/h

O trem contruído pela gigante Hyundai tem uma capacidade de chegar a 350 km/h, mas opera com a velocidade de 305 Km/h. Ele faz a viagem entre Seul e as cidades portuárias de Musan e Mokpo

 O InterCity Express, ou ICE3, circula pelo sul da Alemanha, e faz duas rotas: Frankfurt e Colônia, e Munique e Nuremberg. O trem circula a 320 Km/h

Desde 2000, quando começaram as pesquisas para a aplicação da levitação em transporte urbano, já foram investidos cerca de R$ 15 milhões, segundo o corrdenador do projeto. A maior parte dos recursos veio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

16/02/2016 – O Globo
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