Plano Diretor traz indicações de ampliação do metrô e de BRTs

Depois de três anos de estudo para elaboração — de 2012 a 2015 — e financiamento de R$ 5 milhões pelo Banco Mundial, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) foi apresentado nesta quarta-feira pelo secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, no Fórum de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa (Alerj). O Plano traz indicações de expansão do metrô e de BRTs. Além de orientar as políticas públicas estaduais para a área de transporte e mobilidade dos 21 municípios do Grande Rio, o PDTU inclui levantamentos detalhados e pesquisas de campo para identificar todos os deslocamentos na Região Metropolitana. Das cerca de 22,5 milhões de viagens realizadas por dia, 48,7% são feitas por transporte coletivo, 31,8% por meios não motorizados (a pé e de bicicleta) e 19,5% por transporte individual.

São três cenários para orientar o planejamento dos gestores públicos. O primeiro, com a oferta de transportes prevista para 2016, que inclui a entrega de novos projetos como a Linha 4 do metrô, os BRTs TransOlímpico e TransBrasil e o aumento da capacidade do sistema ferroviário com a chegada de novas composições.

O segundo cenário tem como referência o ano de 2021, no qual o PDTU propõe a implantação de novos projetos na área de transportes como a extensão da Linha 2 do metrô no trecho Estácio-Carioca-Praça XV, a implantação da Linha 3 do metrô entre Niterói e São Gonçalo, a implantação do corredor BRT na RJ 104 ligando Niterói a São Gonçalo e Itaboraí, além de um conjunto de corredores de ônibus BRS na Região Metropolitana. Também está previsto nesse cenário o investimento no reforço da integração entre modais em Caxias, Nova Iguaçu, na Pavuna, em Coelho Neto, Deodoro e Alcântara (São Gonçalo).

O terceiro cenário, com uma visão de 30 anos, inclui a expansão da rede metroviária em trechos como as ligações Uruguai-Méier, Gávea-Uruguai, Jardim Oceânico-Terminal Alvorada e Alvorada-Ilha do Governador. Já no sistema ferroviário, está prevista a implantação da expansão Santa Cruz-Itaguaí e a criação de integração entre os ramais Japeri, Belford Roxo e Saracuruna, na Baixada Fluminense. Também está prevista a implantação de corredores BRTs intermunicipais na Baixada Fluminense e no Leste Metropolitano.

— O PDTU será a bússola que vai orientar Estado e municípios da Região Metropolitana no desenvolvimento de suas redes integradas de transportes. Ele será a base comum dos planos municipais de mobilidade e orientará as políticas públicas estaduais. Esse projeto é um documento vivo que será discutido com a sociedade e adaptado às novas realidades ao longo do tempo – afirmou o secretário Osorio.

10/12/2015 – ANTP