A CBTU Belo Horizonte tem novo superintendente, o advogado e especialista em Direito do Trabalho, Miguel da Silva Marques, nomeado na última terça (3/11) pela Presidência da Companhia, no Rio de Janeiro.
Executivo de carreira, o novo superintendente tem experiência profissional no setor de Transporte Público e ocupou a Diretoria de Assuntos Institucionais da Metrominas S/A. e o Conselho Administrativo e Financeiro da empresa.
Nos últimos anos atuou junto aos Ministérios do Planejamento e das Cidades na condução e gerenciamento do Projeto de Extensão da Linha 1 (Eldorado – Vilarinho) e no esboço da proposta de implantação das futuras Linhas 2 (Barreiro) e 3 (Savassi-Lagoinha).
Participou ainda da criação do Termo de Cooperação CBTU-Metrominas, formatado em 2014, para discutir a viabilidade das obras de expansão do metrô de BH.
É presidente da Comissão de Violência e Acidente no Trânsito e Transporte pela OAB-MG e diretor da Marques e Siqueira Advogados Associados Ltda.
Breve currículo: Mineiro de Contagem, Miguel da Silva Marques tem 36 anos e iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, atuando como assessor de Juiz, entre 2002 e 2004. Em 2006, estabeleceu-se como empresário e passou a dirigir o escritório Marques e Siqueira Advogados Associados Ltda. Ocupou ainda cargos de direção na Advocacia Geral dos municípios mineiros de Rio Acima e Capim Branco, entre 2010 e 2013; exerce a advocacia em Gabinete Parlamentar, na Câmara Federal, desde 2008. Tem qualificações nas áreas de Programação Neurolinguística, Gestão Empresarial e cursa, atualmente, pós-graduação em Direito Administrativo e Público.