Edital de concessão da linha 5 do metrô de SP sai em breve

SÃO PAULO – Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador paulista, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira que deve lançar em breve um edital de concessão para operar a linha 5-Lilás do metrô de São Paulo. O tucano explicou que o governo ainda não definiu se será uma concessão onerosa ou se exigirá contrapartidas, como a realização de novos investimentos.

Essa linha, que liga os bairros de Capão Redondo e Santo Amaro, já está em funcionamento e atualmente é operada pelo próprio metrô. O secretário de Transportes Metropolitano, Clodoaldo Pelissioni, disse que uma das possibilidades e exigir a construção de novas estações na linha 5 do metro.

O anúncio de Alckmin foi feito durante o lançamento de uma plataforma digital de parcerias que permitirá que as propostas sejam enviadas eletronicamente e acompanhadas pela internet. O governador afirmou que a plataforma é uma inovação que trará mais previsibilidade e transparência aos projetos. “Precisamos de investimento e boa gestão. Toda a população poderá acompanhar o andamento dos processos”, disse. “É uma porta de entrada para o mercado e os nosso amigos interessados em investir no estado. É o poupatempo das concessões e das PPPs”, acrescentou o secretário de governo, Saulo de Castro Abreu.

Com a iniciativa, o governo paulista espera criar um ambiente mais propício para projetos de infraestrutura apresentados pela iniciativa privada que estejam alinhados com prioridades do Estado.

 

 

Valor Online – São Paulo/SP – BRASIL – 21/07/2015 – 16:29:00
Fernando Taquari | Valor