Instalação é parte de esforço global de luta contra o feminicídio, servindo como símbolo de reflexão e conscientização.
24/06/2026 – Trensurb
Na tarde desta quarta-feira (24), a Trensurb inaugurou um novo Banco Vermelho na plataforma da Estação Sapucaia do metrô. A peça instalada simboliza a luta contra o feminicídio, como parte de uma campanha global que busca ampliar a conscientização sobre o tema, disseminar políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e reforçar a divulgação de canais de denúncia e acolhimento. Foi a quinta instalação dos bancos em estações da Trensurb: eles já estavam presentes nas estações Canoas, Mathias Velho, Sapucaia e São Leopoldo.
Durante o ato de inauguração, o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, lembrou de uma triste estatística relacionada à violência de gênero no Rio Grande do Sul: já foram registrados pelo menos 42 feminicídios no estado ao longo de 2026. Por isso, Garcia ressaltou a importância de se propagar as informações sobre o combate à violência contra a mulher, incluindo canais de denúncia e rede de acolhimento. Ele destacou que “a Trensurb tem sido incansável nesse trabalho” e agradeceu a atuação das equipes da empresa envolvidas, além da parceria dos municípios e entidades da sociedade civil. O dirigente ressaltou o papel social da estatal ao engajar-se na garantia dos direitos das mulheres e na luta contra a violência em suas diversas formas: “Nossa ideia é assumir essa luta”.
Primeira-dama de Esteio e responsável pela coordenação da Rede Lilás no município, Gabriela Fidellis participou do ato inaugural e também falou da grande relevância de se informar a população e divulgar canais de atendimento e denúncia. Ela destacou ainda a importância dos esforços dos gestores públicos nesse trabalho: “Não tem política pública que avança se não houver ‘querer’ da gestão”.
Participaram também da inauguração do Banco Vermelho na Estação Esteio, pela Trensurb: o diretor de Administração e Finanças, Airton Dipp; o diretor de Operações, Ernani Fagundes; o gerente de Governança e Gestão Estratégica, Enrico Farias; o chefe do Setor de Responsabilidade Social, Renato Dilelio; empregados e gestores da empresa. Representaram a administração municipal: Michelle Loskar, titular da Coordenadoria da Mulher; Guilherme Artioli, diretor de Direitos Humanos. Esteve presente ainda a coordenadora do Fórum de Mulheres de Esteio, Juliana Ferreira.

