O Brasil está construindo o que deverá ser a principal referência nacional para o planejamento da mobilidade urbana nas próximas décadas. Está aberta a consulta pública da primeira etapa do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PlanMob-Brasil), instrumento que irá orientar estratégias, investimentos e ações voltadas à melhoria da mobilidade e da acessibilidade nas cidades brasileiras.
Coordenado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, o PlanMob-Brasil busca apoiar a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) por meio da articulação entre União, estados e municípios. O plano tem como foco ampliar o acesso das pessoas às oportunidades urbanas, promover a integração dos diferentes modos de transporte e priorizar o transporte público coletivo e a mobilidade ativa.
A consulta pública atualmente em andamento contempla a primeira fase de elaboração do plano, estruturada em três componentes: o diagnóstico da mobilidade urbana brasileira, a visão de futuro para o setor e os eixos estratégicos que irão orientar as políticas públicas nos próximos anos. As contribuições recebidas nesta etapa servirão de base para o aprofundamento do documento, que deverá avançar, em uma segunda fase, para a definição de programas, metas, indicadores e mecanismos de monitoramento.
Para a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a construção do PlanMob-Brasil representa uma oportunidade de consolidar uma agenda nacional para a mobilidade urbana, alinhando prioridades e investimentos para os próximos anos.
“Discutir mobilidade é discutir o futuro das cidades. O PlanMob-Brasil tem o potencial de criar uma agenda nacional capaz de conectar planejamento urbano, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. É uma oportunidade de pensar o transporte de forma integrada e com foco nas necessidades das pessoas”, avalia a diretora-presidente da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira.
Entre os temas abordados estão transporte público coletivo, mobilidade ativa, micromobilidade, governança e desenvolvimento territorial, considerando as diferentes realidades dos municípios brasileiros.
Nesse contexto, os sistemas de transporte sobre trilhos aparecem como parte essencial das soluções para cidades mais eficientes e sustentáveis. Além de transportarem grandes volumes de passageiros, metrôs, trens urbanos e VLTs contribuem para reduzir congestionamentos, diminuir emissões e ampliar o acesso da população a oportunidades de trabalho, educação e serviços.
“O transporte sobre trilhos tem capacidade de transformar a forma como as cidades crescem e se conectam. Quando existe planejamento consistente, os investimentos geram benefícios que vão além da mobilidade, impulsionando desenvolvimento urbano, inclusão social e sustentabilidade”, afirma Ana Patrizia.
O PlanMob-Brasil também dialoga com iniciativas já em andamento, como o Novo PAC, o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), o Novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo e o Plano Clima, contribuindo para uma atuação mais integrada entre União, estados e municípios.
Para a ANPTrilhos, o plano representa uma oportunidade de organizar prioridades e preparar as cidades brasileiras para responder aos desafios de uma população cada vez mais urbana e às demandas por deslocamentos mais eficientes e sustentáveis.

