O Ministério dos Transportes realizará o Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros no dia 28 de maio de 2025, das 9h às 18h, no auditório do Ministério, em Brasília (DF).

O evento reunirá autoridades, executivos e especialistas para debater o transporte ferroviário de passageiros regional e de longa distância no Brasil. O desenvolvimento do transporte ferroviário regional de passageiros, as oportunidades de negócios, a sinergia com a mobilidade urbana, os modelos atuais e incremento na indústria nacional estão entre os temas do debate.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia o Ministério na realização do workshop.

Faça sua inscrição gratuitamente neste link

PROGRAMA

09:00 – 09:30 | Abertura
Leonardo Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes
Ana Patrizia Lira, Diretora Executiva da ANPTrilhos

09:30 – 10:30 | Sinergia entre o transporte ferroviário de passageiros e a mobilidade urbana
A integração do transporte ferroviário regional ao sistema de mobilidade urbana das cidades onde opera é fundamental, garantindo impacto real na sustentabilidade, redução de congestionamentos, inclusão social e qualidade de vida dos usuários.
Apresentador: Ana Patrizia Lira, Diretora Executiva da ANPTrilhos
Abertura do painel – apresentação do tema e dos participantes
• Leonardo Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes
• Marcos Daniel Souza dos Santos, Diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades
Debate e Perguntas

10:30 – 12:00 | Transporte ferroviário de passageiros – uma visão de futuro
A ampliação do transporte ferroviário de passageiros na matriz de transportes brasileira, ofertando transporte de qualidade e segurança, de forma sustentável e eficiente, potencializando a utilização da malha ferroviária federal existente.
Apresentador: Maryane da Silva Figueiredo Araújo, Diretora de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes
Abertura do painel – apresentação do tema e dos participantes
• Jorge Bastos, Diretor-Presidente da Infra S.A.
• Cloves Eduardo Benevides, Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes
• Jusmari Terezinha de Souza Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia
• Alessandro Baumgartner, o Superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Debate e Perguntas

12:00 – 14:00 | Almoço

14:00 – 15:00 | Land Value Capture – modelo de exploração do tipo Real State
A implementação do transporte ferroviário de passageiros exige grandes investimentos que, não raro, se traduzem em empreendimentos deficitários. Os modelos de negócios capazes de viabilizar a infraestrutura e as experiências internacionais com valorização do solo urbano, desenvolvimento orientado ao transporte, direitos adicionais de construção e PPPs são questões a serem analisadas. A Captura de Valor da Terra (LVC) como estratégia de financiamento e desenvolvimento imobiliário pode associar-se a projetos ferroviários.
Apresentador: Renata Trevisan, Consultora Jurídica do LABTRANS/ UFSC
Abertura do painel – apresentação do tema e dos participantes
• Alain Esteve, Diretor Executivo da DB E.C.O.
• Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil
• Eduardo Pacheco, Especialista sênior em PPPs do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Debate e Perguntas

15:00 – 16:00 | Trem Intercidades
O papel do Trem Intercidades na integração regional, no desenvolvimento socioeconômico e na promoção de um transporte sustentável. Importância, desafios e perspectivas, com base em experiências nacionais e internacionais, destacando seu potencial para transformar a mobilidade entre regiões metropolitanas.
Apresentador: Mario Dirani, Assessor Técnico da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SPPI)
Abertura do painel – apresentação do tema e dos participantes
• Renato Grillo Ely, Administrador da Sultrens / trem Porto Alegre-Gramado
• Pedro Moro, Diretor-Presidente da TIC Trens / trem São Paulo-Campinas
Debate e Perguntas

16:00 – 16:30 | Coffee

16:30 – 17:30 | Perspectivas da indústria ferroviária nacional
Panorama atual, desafios e oportunidades para o desenvolvimento da indústria ferroviária no Brasil. Considerações sobre o cenário do setor ferroviário, destacando tendências, investimentos, inovações e políticas públicas que podem impulsionar o crescimento da indústria nos próximos anos.
Apresentador: Vicente Abate, Presidente da ABIFER
Abertura do painel – apresentação do tema e dos participantes
• Uallace Moreira Lima, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC
• Suely Sola, Diretora Geral da Alstom Brasil
Debate e Perguntas

17:30 – 18:00 | Encerramento

PERFIS DOS PALESTRANTES

Alain Esteve
engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Sempre atuou no ramo metroferroviário, iniciando sua carreira como estagiário no Metrô do Rio de Janeiro. Alain atuou em diversas áreas técnicas como manutenção, engenharia de manutenção, engenharia de projetos e planejamento operacional. Os principais projetos que o Alain atuou no Metrô do Rio de Janeiro foram na aquisição dos novos trens Chineses, fazendo parte do time que acompanhou a fabricação dos trens na China e acompanhamento dos testes no Rio de Janeiro e na obra da nova estação Uruguai, da Linha 1 do Metrô do Rio.
Alain também atuou na Hyundai Rotem, fabricante coreana de trens, mais especificamente no projeto de fornecimento dos 34 novos trens para o Metrô Bahia.
Atualmente Alain está atuando como Diretor Executivo da DB E&C no Brasil, dois anos após ter entrado na companhia e liderado o portfólio de planejamento e programação da consultoria para a região da américa latina.

Alessandro Baumgartner
• Formação: MBA Executivo em Administração – Gestão Global de Negócios Fundação Getúlio
• Vargas – FGV – 2021; Estudos Pós-Graduados Executivo Master em Gestão Global – Iscte – Instituto Universitário de Lisboa – IUL – 2018; Pós-graduação em Direito Público Pontifícia Universidade Católica de Minas; Gerais (PUC/MG) – 2007; Graduação em Direito, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)- 1997.
• Áreas de Atuação: Experiência em Gestão Pública, com foco nas áreas administrativa, jurídica e financeira, com atuação na coordenação de planos de ação e análise estratégica. Possuo forte expertise, abrangendo desde os aspectos mais cotidianos da administração até exigências mais específicas, como processos de concessão, fiscalização e gerenciamento de crises, entre outros. Tenho sólido conhecimento global da administração pública, com 30 anos de experiência direta em diversas áreas.
Experiência Profissional
• Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – Superintendente de Transporte Ferroviário – Atualmente. Assessor de Diretoria | Período: 04/2023 a 04/2024 –
• Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo – CREA/SP -Superintendente Administrativo e Financeiro | Período: 01/2019 a 01/2023
• Prefeitura Municipal de Paulínia /SP – Secretário de Finanças e Negócios da Receita | Período: 01/2017 a 06/2018
• Prefeitura Municipal de Mauá /SP – Secretário de Assuntos Jurídicos, Finanças e Superintendente da Empresa de Saneamento Básico – SAMA | Período: 01/2013 a 12/2016

Ana Patrizia Lira
Executiva na área regulatória com mais de 22 anos de experiência no setor público, com foco em regulação e concessão em infraestrutura de transportes, desenvolvimento de programas, projetos governamentais e governança regulatória. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Direito Tributário e Regulação dos Serviços de Transportes Terrestres. Funcionária de carreira da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ela é especialista em regulação, onde atuou na construção de marcos regulatórios na área de transporte de pessoas até chegar ao cargo de Diretora da ANTT. Foi Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação (SEAE) do Ministério da Fazenda; Presidente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia (BASA) e Presidente do Conselho Fiscal da Valec, antiga estatal de ferrovias, e da Companhia Docas do Pará.
Ao longo de sua carreira, desenvolveu posições de liderança na coordenação e construção de soluções técnicas e jurídicas, além de atuar na interlocução com órgãos do executivo, legislativo e setor privado, especialmente nas áreas de transporte, energia, petróleo e gás, mineração, saneamento e telecomunicações.

Bernardo Figueiredo
economista, com pós-graduação em Análise de Elaboração de Projetos, e mais de 40 anos de experiência na área de transportes.
Iniciou sua carreira no GEIPOT, empresa de planejamento de transportes do Governo Federal, onde foi chefe de projetos.
Foi Superintende de Comercialização e Transportes da Siderurgia Brasileira AS SIDERBRÁS e presidiu a Comissão de Transportes do Instituto Brasileiro de Siderurgia IBS (atual Instituto Aço Brasil),
Participou da criação da METROBEL, empresa responsável pela gestão dos serviços de transporte e trânsito da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi Diretor de Operações.
Presidiu a INTERFÉRREA, empresa de transporte ferroviário que compôs o grupo controlador da Ferrovia Centro Atlântica FCA e da Ferrovia Sul Atlântica FSA, atual Rumo Malha Sul.
Criou e dirigiu a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários-ANTF.
Foi Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, agência reguladora dos serviços públicos de transporte ferroviário e rodoviário de cargas e passageiros.
Participou, como Presidente, da criação da Empresa de Planejamento e Logística EPL, empresa do Governo Federal responsável pelo planejamento integrado de logística e pela implantação do sistema nacional de trens de alta velocidade.
É consultor na área de logística e mobilidade e CEO da empresa TAV Brasil, autorizatária da implantação e exploração do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo.

Eduardo Pacheco
especialista sênior de PPPs e Concessões no Banco Interamericano de Desenvolvimento onde atua gerenciando a estruturação de parcerias entre setor público e privado para investimento em infraestrutura com entes nacionais e subnacionais, além de apoiar iniciativas de capacitação e conhecimento no tema. Possui trajetória de mais de uma década trabalhando com Project Finance, PPPs e concessões, tendo atuado como diretor na São Paulo Parcerias de 2017 a 2019. Também possuir experiências em fusões e aquisições e private equity na Omega Energia e Stratus Assessoria Financeira. É graduado em administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e possui um Master in Business Economics pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP).

Jorge Bastos
Bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios e especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Transportes, pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília.
Sua experiência profissional registra atividades tanto no setor público como na iniciativa privada, com destaque para atuações bem sucedidas nos seguintes postos e instituições: Ouro Preto Consultoria, como consultor-sênior, onde atuou na área administrativa; associação Salgado de Oliveira, exercendo o cargo de assessor da presidência, responsável pela implantação dos campi de Juiz de Fora e de Belo Horizonte, em Minas Gerais; e de Salvador, na Bahia; Universidade Salgado de Oliveira, como diretor, responsável pela implantação dos campi de Brasília (DF); Senado Federal, como assessor técnico do gabinete do senador Wellington Salgado e do gabinete do senador Hélio Costa; Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre setembro de 2010 e abril de 2015; diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre abril de 2015 e fevereiro de 2018; e membro do Conselho da República, entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2021. Jorge Bastos presidiu a empresa de Planejamento e Logística (EPL) entre 2018 e 2019.

Jusmari Terezinha de Souza Oliveira
Com uma trajetória política marcada pelo compromisso com o desenvolvimento regional, foi vereadora e presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras — o maior município do Oeste da Bahia — entre os anos de 2009 e 2013. Atualmente, é deputada estadual licenciada e ocupa o cargo de Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR), função que já havia exercido entre setembro de 2017 e abril de 2018, na gestão do então governador Rui Costa. Forte defensora da participação das mulheres na política e da agricultura como motor de desenvolvimento, Jusmari é agricultora e bacharel em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Na atual gestão do governador Jerônimo Rodrigues, lidera ações estratégicas para promover o desenvolvimento urbano e regional do estado, com foco em habitação, mobilidade urbana, resíduos sólidos, equipamentos públicos e gestão territorial, sempre com ênfase na sustentabilidade das cidades e na melhoria da qualidade de vida da população baiana.

Leonardo Cezar Ribeiro
Secretário Nacional de Transporte Ferroviário e Conselheiro fiscal da Infra SA. Foi um dos idealizadores do Marco Legal das Ferrovias, da Securitização da Dívida Ativa e da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Mestre em Economia pelo IDP, atuou como pesquisador visitante na Victoria University, em Melbourne, Austrália.

Marcos Daniel Souza dos Santos
graduado em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia, com Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. Possui também Especialização em Políticas de Infraestrutura e Gestão de Políticas Públicas.
Atualmente, ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Em sua função, trabalha na formulação e implementação de propostas e diretrizes voltadas à universalização do acesso aos serviços de transporte coletivo, à modernização dos sistemas de mobilidade e à promoção de padrões de acessibilidade para as populações urbanas.

Marcus Cavalcanti
Ingressou na vida pública em 1979, sendo integrante da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do estado da Bahia.
Sua carreira demonstra sólido conhecimento com a temática de projetos do Programa: foi Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) no período de 2014 a 2022. Foi Superintendente de Transportes no estado da Bahia e atuou como Diretor-Geral em diversos órgãos de Infraestrutura. Ainda, durante sua jornada, desempenhou atividades em órgãos da administração pública do Estado da Bahia, integrando vários conselhos e ocupando cargos de gerência.

Maryane da Silva Figueiredo Araújo
Engenheira com pós-graduação em Engenharia Ferroviária, bacharel em Matemática e mestre em Matemática Aplicada. Servidora pública da Infra S.A., possui ampla experiência no setor ferroviário. Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Obras e Projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Pedro Moro
Formado em Administração de Empresas (2006). É pós-graduado em Gestão de Negócios, em 2018, na Universidade Mackenzie. Também tem especializações em Parcerias Público Privadas (PPPs), pela Fundação Vanzolini e em Análise de Viabilidade de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas, ambas em 2012.
Com mais de 15 anos de experiência na área de transporte público, fez parte da SPTrans por dois anos, de 2005 a 2007, acompanhando a implantação do Expresso Tiradentes.
Em 2007, na CPTM, foi responsável pela gestão administrativa e financeira de grandes projetos, como a implantação da Linha 13-Jade, a expansão da Linha 9-Esmeralda e modernização de estações da Linha 8-Diamante, que contaram com financiamentos do BNDES e agentes internacionais. Também atuou no grupo de trabalho para estruturação do programa de PPPs, no âmbito da CPTM, e de concessões. Foi presidente da CPTM entre janeiro de 2019 e julho de 2024.
Em agosto de 2024 passou a liderar a diretoria de Manutenção e Operação da TIC Trens, concessionária responsável pela implantação, operação e manutenção do Trem Intercidades Eixo Norte — o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que conectará São Paulo a Campinas —, além do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, e da futura operação da Linha 7-Rubi, do sistema metropolitano de São Paulo. Desde 1º de maio de 2025, ocupa o cargo de diretor-presidente da TIC Trens.

Renata Trevisan
É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná e em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Com especializações em Direito Empresarial e Direito Processual Civil, foi head das áreas jurídica e de relações institucionais de empresas multinacionais de logística (ALL-AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA, atual RUMO LOGÍSTICA) e telecom (GVT-VIVO), durante quase 10 anos. Com experiência de mais de 20 anos em escritórios de advocacia nas áreas de direito empresarial, atua, desde 2014, como consultora jurídica do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina.
É sócia fundadora da Trevisan, Pancera & Baranhuk Advogados.

Renato Grillo Ely
• Eng Civil – UFRGS – 1978 – Especialista em Transporte Urbano – COPPE/UFSC – 1978;10 anos na EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – de engenheiro jr a diretor adjunto;
• 20 anos na TCBR – empresa de engenharia, com dezenas de projetos metro ferroviários;
• A partir de 2007 – RG2E Eng Consultiva – formatação de projetos de infraestrutura – concessões e PPPs;
• A partir de 2024 – administrador da Sultrens Transportes Ferroviários.

Suely Sola
Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Gestão de Projetos pela FIA Business School. Com uma trajetória sólida no mercado de mobilidade, Suely já atuou em empresas como ABB e Bombardier antes de chegar na Alstom, em 2001, inicialmente como Gestora de Projetos, passando a Diretora de Projetos e Diretora de Portfolio de Projetos nas diversas linhas de produto da Alstom por quase duas décadas, antes de assumir a liderança de Sinalização & Infraestrutura na América Latina em 2020. Com vasta experiência e contribuições de impacto para a mobilidade urbana, Suely Sola é reconhecida como um dos principais nomes no setor na América Latina.
Em setembro de 2024, a executiva assumiu a liderança da Alstom Brasil, sendo a primeira mulher na posição no país. Ela também é diretora da área de Sinalização e Infraestrutura nos nove países latino-americanos onde a Alstom está presente, com projetos relevantes para a mobilidade sustentável, função que exerce há aproximadamente cinco anos.
Suely também é responsável por projetos de Monotrilho na América Latina, bem como desempenha a função de embaixadora de Diversidade & Inclusão na região.

Uallace Moreira Lima
Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisador Visitante do Korea Institute for International Economic Policy (KIEP), e pesquisador convidado do Russian Institute for Strategic Studies (RISS), e Consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Foi Professor-Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA).Tem experiência na área de Economia Internacional, Economia Industrial e Inovação, com ênfase em estudos sobre indústria, inovação e catch-up tecnológico, inserção internacional e Desenvolvimento Econômico do Brasil e da Coreia do Sul.

Vicente Abate
Engenheiro Metalurgista, formado pela Escola de Engenharia Mauá;Pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;MBA em Marketing, pela FGV-SP e Babson College-EUA;PDE (Programa de Desenvolvimento de Executivos), pela Fundação Dom Cabral.
Consultor das empresas Greenbrier Maxion e Amsted-Maxion
Presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Presidente do Conselho de Administração da ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
Vice-Presidente: • ABIFA/SIFESP – Associação Brasileira de Fundição / Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo • BRASINFRA – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura Diretor • IQF – Instituto de Qualidade Ferroviári. SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários
Secretário-executivo
• Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira.
Conselheiro: • ANFA – Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas • ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos • ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos • CDESS – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável
• COINFRA – Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP • CONSIC – Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP • Instituto de Engenharia • Instituto BESC de Humanidades e Economia • SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade
Membro: • Comitê de Infraestrutura e Logística da RGB – Rede Governança Brasil • Fórum Nacional da Indústria da CNI • Divisão Técnica de Ferrovia do Instituto de Engenharia (coordenador) • CB 6 da ABNT/SIMEFRE.
Em dezembro de 2021, Vicente Abate foi agraciado pelo Ministério da Infraestrutura com sua maior honraria, a Medalha Mérito Mauá.

Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros
28 de maio de 2025
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Ministério dos Transportes, na Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Ed. Sede, subsolo, Brasília/DF.
Realização: Ministério dos Transportes
Apoio: ANPTrilhos

Informações: (61) 3322-3158

 

Faça sua inscrição gratuitamente neste link