Pesquisa feita para a concessionária mostra ainda que usuários alugam imóvel próximos de estações da linha 8
31/12/2024 – Folha de S.Paulo
Usuários da linha 4 do metrô, que liga a Vila Sônia à Luz, na região central, são os que mais ganham tempo (54 minutos) em relação ao mesmo trajeto feito por ônibus, segundo pesquisa encomendada pela CCR Mobilidade, companhia que administra quatro linhas na capital.
Na linha 9, que conecta o extremo sul da capital à Osasco, essa economia de tempo é de 44 minutos. Na linha 5, que conecta Capão Redondo e Chácara Klabin, ela é de 42 minutos. Na 8, que sai da Barra Funda para Itapevi (interior de São Paulo), 31 minutos são poupados.
De acordo com a pesquisa, se o passageiro que utiliza a linha 4 fizesse o mesmo trajeto de ônibus, a viagem duraria 132 minutos ante 78 minutos com o metrô. No caso dos usuários da linha 9, seriam 126 minutos com ônibus e 82 minutos com o trem.
O levantamento ainda indicou que 21% dos passageiros optaram por alugar imóveis próximos ao transporte. Esse grupo se concentra mais entre os usuários da linha 8 (28% das respostas), que passa por cidades do interior de São Paulo, e serve como única ligação ferroviária até a capital.
A pesquisa foi feita pela Somar com 600 usuários das quatro linhas no final de novembro.