Governo federal acelera estudos para VLT entre Brasília e Luziânia

26/09/2024 – Correio Braziliense

O governo Lula deu mais um indicativo de interesse em recuperar um terreno de 4,2 milhões de m² na região da antiga Rodoferroviária. A Infra S.A. — empresa pública federal que atua no setor de transportes — lançou uma licitação para a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do transporte de passageiros na rota entre Brasília e Luziânia (GO). Enquanto isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem a intenção de construir um novo bairro na mesma área.

Além da licitação que irá estudar a ligação entre Brasília e Luziânia, a Infra S.A., a pedido do Ministério dos Transportes, pretende realizar estudos em outros cinco trechos estratégicos do país, com o objetivo de consolidar novas rotas de transporte de passageiros. É esperado que os estudos sejam concluídos até o fim do ano.

Em agosto, o Correio revelou o interesse do governo federal em recuperar o terreno. Na ocasião, foi informado que o governo Lula planejava reaver a área e, em parte dela, construir uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Um dos indicativos desse interesse foi a publicação, em junho, no Diário Oficial da União (DOU), prevendo um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a União, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Governo de Goiás, para estudos, projetos, aquisições, implantação e operação do VLT, ligando Brasília a Luziânia.

Integrantes do governo do Distrito Federal disseram à coluna que a área comporta tanto o VLT proposto pelo governo federal quanto o bairro planejado pelo Executivo local, denominado Setor Oeste, que está em fase de contratação de projetos técnicos junto ao Exército. O terreno, de propriedade do GDF, foi cedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020 à Força Armada, mas o governo Lula admite que pode revogar a doação.