Conheça os 15 artigos finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de outubro, na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgam a lista dos 15 artigos finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários. A premiação conta com 3 categorias e são cinco finalistas em cada uma delas.

O vencedor de cada categoria será no dia 22 de outubro, na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo. O Prêmio é realizado anualmente em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Todos os finalistas receberão certificado e troféu de participação. O vencedor de cada uma das categorias receberá também a premiação no valor de R$ 7 mil. Todos os artigos farão parte da programação da Semana de Tecnologia.

Conheça os artigos finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, por categoria e ordem alfabética de autoria:

Finalistas – Categoria 01

1. SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Dalmo Silveira, Anderson Calesso Izidoro e Vagner Carrara.
2. Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno, Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ SP, Daniel Agra.
3. Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Erika Aparecida Siqueira Nanci, Juliana Stark.
4. Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano, Consórcio ICC (Expansão linha 2 verde), Jean Roberto dos Santos Margarido, Daniel Agra, Saulo Augusto Castro.
5. Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre, Trensurb, Tiago Zulian

Finalistas – Categoria 02
1. O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Danilo Gonçalves de Araujo Amorim, Matheus Augusto Reis Silva, Ricardo Pereira da Silva.
2. Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Gilson Siqueira do Nascimento.
3. Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Maria Luisa do Vale ozKalustyan, Sergio de Carvalho Junior, Carlos Eduardo Teixeira Scheliga.
4. Linha da Moda, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Natália Cristine Sales do Prado, Danilo Gonçalves de Araújo Amorim , Guilherme Lopes Soledade.
5. Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade, MetrôRio, Robson Rocha, Igor Fuscaldi, Jonatas Cristiano Rodrigues.

Finalistas – Categoria 03

1. Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Alexandre Mascarenhas, Carlos Alfredo Santos, Gilson Cappellano, Alessandro Lins, Constantinos Theodoridis, Rogério Patta, Marco Machado.
2. Transbordo de passageiros com utilização de prancha, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Anderson Ribeiro da Conceição, Edison Aparecido Candido, Daniel Amelio de Lucena, Fabio de Moura Tavares, João Victor Barriento Secco.
3. Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística, MRS Logística, Aurenice da Cruz Figueira, Luis Eduardo Abrantes Russo.
4. Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção, ViaQuatro, Caique Fernando Candido Augusto, Sandra Regina Cacioli, Silvia Aparecida da Costa Canals, Diego Sousa Almeida, Gustavo Leal do Amaral, Maurício Messa , Herik Ishihara Abranches.
5. Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone, MRS Logística, Marcelo Augusto Landim do Rosario, Alexandre Carvalho, Ronaldo Nogueira.

A participação na cerimônia do Prêmio e na Semana de Tecnologia é mediante inscrição através do site www.semanadetecnologia.com.br .

SERVIÇO

30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
22 a 25 de outubro de 2024
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br

11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
22 de outubro de 2024
Informações: www.anptrilhos.org.br/premio-de-tecnologia e contato@anptrilhos.org.br

Sobre a ANPTrilhos

Fundada em 28 de agosto de 2010, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.

Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.

Sobre a CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades.

Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.

Sobre a AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.