O primeiro monotrilho da América Latina já registrou número recorde de passageiros
29/08/2024 – Alstom
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, celebra uma década de operação da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, pioneira em tecnologia de monotrilho no Brasil e na América Latina. Desde sua inauguração, em 30 de agosto de 2014, a linha tem desempenhado um papel fundamental na transformação da mobilidade urbana na metrópole, conectando regiões densamente povoadas ao centro da cidade e diminuindo significativamente o tempo de viagem.
“O desenvolvimento e a implementação da Linha 15-Prata, o primeiro monotrilho do Brasil – e da América Latina -, marcam um avanço significativo no setor ferroviário do país e da região. Esse projeto pioneiro transformou a mobilidade urbana em São Paulo ao estabelecer um precedente para futuras inovações em infraestrutura de transporte. É uma prova concreta de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas, reduzindo tempos de viagem e conectando comunidades”, afirma Suely Sola, diretora de Sinalização & Infraestrutura da Alstom para América Latina.
“O desenvolvimento e a implementação da Linha 15-Prata, o primeiro monotrilho do Brasil – e da América Latina -, marcam um avanço significativo no setor ferroviário do país e da região”.
Suely Sola
Diretora de Sinalização & Infraestrutura da Alstom para América Latina
A Alstom projetou, fabricou, instalou e entregou a frota existente na Linha 15-Prata, bem como a sinalização de bordo e sistemas de via. Os 27 trens Innovia™ 300 que foram fornecidos para a linha são equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650, que permite flexibilidade de integração com sistemas auxiliares, como painéis de informações aos passageiros, circuito fechado de televisão e de telecomunicações. Conta ainda com sistema de freio regenerativo, sistema inteligente de gestão de energia e iluminação LED.
O monotrilho da Linha 15 também conta com tecnologia driveless (sem operador), usando balizas de via para orientação, posicionamento e prevenção de colisão dos trens. Outro recurso técnico são transmissores responsáveis pela localização e identificação do tempo necessário da abertura das portas de plataforma, que resultam em mais eficiência da operação e uma melhor experiência dos passageiros no embarque/desembarque. Os trens também são equipados com sistemas avançados de extinção de incêndio para garantia de segurança.
Cada composição tem capacidade de transportar 40 mil passageiros por hora e por direção, com um intervalo de 90 segundos (headway) entre os trens.
No último dia 20 de agosto, o Metrô de São Paulo informou que o Monotrilho da Linha 15-Prata registrou recorde histórico no transporte de passageiros, atendendo 140 mil pessoas, o maior volume de passageiros transportados em um único dia desde o início da operação.
A Alstom também está diretamente envolvida na expansão atual da linha, sendo responsável pela fabricação de 19 novos trens de sete carros cada. De construção rápida e eficiente, a produção dos novos trens Innovia™ está sendo feita na China pela PATS, uma joint-venture formada entre a Alstom e CRRC. A entrega do primeiro trem em São Paulo está prevista para Outubro de 2024.
Atualmente, a Linha 15 opera ao longo de 15 quilômetros, com 11 estações entre Jardim Colonial e Vila Prudente, e permite que as pessoas viajem do extremo leste ao centro da cidade em aproximadamente metade do tempo que levaria para dirigir. Com a expansão planejada para as estações Ipiranga, Boa-Esperança e Jacu Pêssego e mais um novo pátio em Ragueb Chohfi, a linha cobrirá 19,1 km e 14 estações, atendendo a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.
ALSTOM™ e Innovia™ são marcas registradas protegidas do Grupo Alstom.