Trensurb pede reforço aos órgãos de segurança pública para coibir furtos de cabos de sinalização e energia

Ocorrências estão acontecendo justamente no trecho entre as estações Farrapos e Mercado, em Porto Alegre, onde a empresa perdeu a subestação de energia devido à enchente e os cabos estão desenergizados. A incidência cada vez maior dos furtos pode colocar em risco a retomada da operação em Porto Alegre.

15/08/2024 – Trensurb

A recorrência de furtos de cabos de sinalização e de energia da rede aérea da Trensurb, – fato inédito em 40 anos de existência da empresa -, foi o tema da reunião ordinária da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (15). O diretor-presidente Ernani Fagundes pediu apoio dos deputados para enfrentar o problema, ressaltando que o vandalismo gera prejuízo financeiro para a empresa e risco operacional para os trabalhadores, além de atrasar a recuperação de toda a via. “Nossa luta agora, além de recuperar a operação dos trens até Porto Alegre, é energizar nossa rede aérea e inibir a ação dos criminosos. A Trensurb já sofreu 30 ocorrências de furtos desde o período das enchentes, só neste trecho da bacia metroferroviária até a Estação Mercado, com prejuízo estimado de R$ 5 milhões de reais”.

O diretor-presidente afirmou ainda que esta situação produz enormes dificuldades para o retorno pleno. “Nossos recursos são finitos e estamos tendo que disponibilizá-los para repor o que foi roubado”, alertou, lembrando que já pediu providências para a Secretaria Estadual de Segurança Pública e para a Polícia Federal.

O deputado Leonel Radde, vice-presidente da Comissão, cobrou providências da Prefeitura de Porto Alegre na fiscalização de ferros velhos e depósitos nas imediações das estações Farrapos e Mercado. Como encaminhamento, o parlamentar irá organizar uma visita da comissão nos trechos das ocorrências, convidando representantes dos órgãos de segurança pública.