CNT vai a São Paulo conhecer a operação metroferroviária da CPTM

O objetivo da incursão da Confederação foi ampliar o conhecimento sobre o segmento metroferroviário para qualificar seus estudos e pesquisas em relação à modalidade

13/08/2024 – Agência CNT Transporte Atual

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizou, nessa segunda-feira (12), em São Paulo, visita técnica à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O diretor executivo, Bruno Batista, e a diretora executiva adjunta, Fernanda Rezende, da CNT, estiveram no CCO (Centro de Controle Operacional) da Estação Brás para conhecer o planejamento e a operação dos trens. Eles também visitaram o simulador de trens que é utilizado para a capacitação de operadores dos trens da região metropolitana.

Na ocasião, os representantes da CNT foram recebidos pela presidente da CPTM, Ana Caroline Borges; o diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argenton; o gerente de Estações e Serviços, Paulo Mota; o gerente Geral de Operação, Vagner Rodrigues; e o gerente de Marketing e Comunicação, Rodrigo Santos.

A equipe da CPTM apresentou como realiza o planejamento de viagens e controle de operações de trens, bem como agem em emergências e situações de risco. O objetivo da incursão da CNT foi ampliar o conhecimento sobre o segmento metroferroviário, a fim de qualificar os estudos e pesquisas da Confederação em relação a modalidade.

A CPTM explora os serviços de transportes sobre trilhos há pouco mais de 30 anos. Atende as regiões metropolitanas em uma malha de 196 quilômetros, alcançando 18 municípios, e opera cinco linhas, perfazendo 57 estações, transportando por dia cerca de 1,9 milhão de passageiros. O nível de satisfação dos usuários em relação ao serviço prestado é de 86%.

Também fez parte da comitiva da CNT o analista Igor Oliveira, da Gerência de Desenvolvimento do Transporte.