O prazo para a entrega dos artigos finais para participar da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e concorrer ao 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU foi prorrogado até o dia 05 de agosto de 2024. Esse é o prazo final e todos os selecionados para desenvolvimento do artigo final devem ter atenção com a data.
Os artigos selecionados são, por categoria, com a divulgação do nome do trabalho e do autor principal indicado na inscrição:
CATEGORIA 01
Concorrem ao Prêmio
• Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre – Tiago Zulian
• Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica – Erika Aparecida Siqueira Nanci
• Aplicação da Análise de Componentes Principais ao Modelo de Divisão Modal – José de França Bueno
• Dados Abertos Aplicados ao Estudo de Trens Turísticos: Boituva-Laranjal Paulista (Malha Oeste) – Ewerton Henrique de Moraes
• Expansão da linha 3 vermelha do metrô até as estações Água Branca e Lapa – Amauri Oliveira da Rocha
• Gestão PowerDI – Diego Matos Albuquerque Dantas
• Impactos da expansão da Linha 5 no tecido urbano e nas condições de vida da população pobre – Marise Rauen Vianna
• Implantação de trocador móvel e assento redutor na estação Calmon Viana, Linha 12 – Safira-CPTM – Flávia Torres de Farias
• Implementação do programa CPTM serviços – Rafael Proença Pandolfi
• Migração ao Ambiente de Contratação de Energia Elétrica do Metrô Bahia – Carlos Alberto Santos Antônio Junior Alberto
• Novos Trens Turísticos em São Paulo: Análise Multicritérios de Três Projetos em andamento – Ewerton Henrique de Moraes
• Origem e Destino dos Passageiros no Metrô de São Paulo-Resultados da Pesquisa de 2023 – Marcelo Augusto Marques dos Santos
• Planejamento para atendimento aos shows no Estádio Nilton Santos em 2023 – Gabriel Nogueira
• Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno – Daniel Agra
• Projeto conceitual-Metrô L3 (Est. Carioca 2 (RJ)-Est. Barreto (Niterói)-Estudo geológico geotécnico – Newton dos Santos Carvalho
• Projeto de recapacitação da linha 09 Esmeralda – Amauri Oliveira da Rocha
• Recapacitação da linha 07 Rubi para operação com trens de 12 Carros – Amauri Oliveira da Rocha
• Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano – Jean Roberto dos Santos Margarido
• Revitalização urbana e geração de receitas com bens imóveis – Marcos Pereira Lisboa
• SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias – Dalmo Silveira
CATEGORIA 02
Concorrem ao Prêmio
• Aplicativo de Acessibilidade em LIBRAS para clientes PCDS auditivos na CCR Metrô Bahia – Renan Rodrigues
• Capacitação Profissional em Primeiras Respostas de Emergências no Sistema Metroferroviário – Jackson Souza dos Anjos
• Economia de combustível e aumento de eficiência energética em vagões graneleiros no Brasil – Rodrigo Muniz de Farias Cordeiro
• Estudo de viabilidade da participação coletiva em processos de aquisição entre operad. de transporte – Cláudio Ambos Garcia
• Foco no cliente e o modelo híbrido de gestão – Diogo Vicente de Oliveira Amatuzzi
• Gerenciando riscos nas estações de trem: um estudo sobre acidentes em escadas rolantes – Gisele Oliveira dos santos
• Gestão de risco e inteligência de segurança pública no departamento de segurança da Companhia do MET – Monica Miki Ohta
• Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão – Maria Luisa do Vale ozKalustyan
• Grupamento de operações tática: Ações preventivas do departamento de segurança do Metrô de São Paulo – Cesar Alexandre Gonçalves de Lima
• Iluminação eficiente – Reduzindo o consumo de energia nas estações metroferroviária – Vanderley Evangelista de Souza
• Implantação do sistema fotovoltaico nas unidades consumidoras de baixa tensão-CCR EngeMob – Carlos Alberto Santos Antônio Junior Alberto
• Linha da Moda – Natália Cristine Sales do Prado
• Manual de infraestrutura verde para a faixa ferroviária – Luiza Orsini Cavalcanti
• Modelo para implementação de um Planejamento estratégico para operação de pátios ferroviários – Renato de Oliveira
• Mudando com a cidade: recorte das pesquisas em 50 anos de Operação do Metrô de São Paulo – Maria Lucia Bezerra Pedroza
• O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM – Danilo Gonçalves de Araujo Amorim
• O Olhar da Diversidade no Relacionamento com o Passageiro – Marcos Leodoro Borges
• Pesquisa do comportamento do passageiro: Uma métrica para transformação de cidadãos – Olinda Morinishi
• Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade – Robson Rocha
• SGL – Sistema de Gerenciamento de Limpeza das estações São Miguel Paulista e Jardim Helena Vila Mara – José Carlos Alcantara Rocha
• Tornar a informação rápida e em tempo real aos usuários – Geraldo Donizete de Lima
• Transformação Social na Zona Noroeste de São Paulo através da Formação Profissional – Adriana Rodrigues
• Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo – Gilson Siqueira do Nascimento
• Treinamento de Atendimento ao Cliente – Novo Olhar, Novas Atitudes – Leandro Ulhoa Napoli
• Utilização Sustentável de Carros Metroferroviários para Adaptação como Moradia Popular – Flávio Brito dos Santos
Não concorrem ao Prêmio
• Os desafios da formação profissional frente aos atuais valores da sociedade contemporânea – Marcelo Lucio Ferreira
• Qualidade no Ambiente de Trabalho – IQAT – Luis Otavio Carvalho Toledo
CATEGORIA 03
Concorrem ao Prêmio
• Acompanhamento da Instrumentação através de Bacias Longitudinais e Transversais a partir do Power BI – Clemerson Pereira da Silva
• Aplicação de IoT no monitoramento de alimentação do sistema de sinalização de campo – Fabio Sardinha dos Santos
• Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística – Ana Luisa Martins Torres
• Aplicação de Tecnologia de Vibrações para Análise e Manutenção em Rodas Ferroviárias – Danielly Souza Santos Meneguim
• Aplicativo NATM para a Fiscalização de Escavação de Túneis – Marcio Demian Guerra
• App de maquinistas e supervisores de tração – Fernando Sardinha dos Santos
• Atendimento inclusivo para população surda em Libras – Joanito Jeronimo Ferreira
• ChatOPS – IA apoiando a tomada de decisão no Departamento de Segurança do Metrô de São Paulo- Monica Miki Ohta
• Cockpit de ativos rodantes orientado a dados de condição para estratégia e otimização da manutenção – Leandro Rocha Lopes
• Coleta de dados vibracionais para manutenção preditiva automatizada na ventilação do Metrô-SP – Alessandro Lins Alves
• Conceito de tipificação aplicado a estações de passageiros: Projeto Segregações MRS Logística – Cristiane Harumi Suzuki
• Concepções de projetos estruturais em grandes reformas de estações metroviárias – Fernando José Fedato
• Cuidados a serem observados na reenergização de um transformador de alta tensão a óleo – Lincoln Nagaki
• Dashboard de atuação de maquinistas em apoio a operação – Marco Antonio da Silva Neto
• Desafios no Projeto e Implantação do Centro de Controle da Manutenção da Manutenção do Metrô SP – Carlos Alfredo Santos
• Design and built pátio de manutenção de trens. Caso de êxito pátio de manobras, coordenação fase – Carlos Angel Pena Chueca
• Detecção de falhas em molas de truques ferroviário utilizando processamentos de imagens – Giovanni Augusto Ferreira Dias
• Efeitos da vibração produzidos por material rodante nos elementos de fixação crítica da Via – Raphael Eustaquio Macedo Nunes
• Energia – Implementação sistema bloqueio disjuntores tração – César Alexandre Alves da Silva
• Estabelecimento de quilometragem métrica decimal em estruturas de rede aérea ferroviária Jorge Renato Guandalini Batista
• Estaçãox: Prospectiva Estratégica na construção da Estratégia de Futuros do Metrô de São Paulo – Jacqueline Costa
• Estratégia para o seccionamento, gradual e assistido, das vendas nas bilheterias – Frederico Cortez Pimentel
• Estudo de caso de uma estação ferroviária em BIM – Cleivan Augusto Bianchin
• Estudo e implantação de medidas de correção do excedente reativo capacito na Linha 13-Jade da CPTM – Claudimar Santos Chaves
• Expansão da área de cobertura do sistema de radiocomunicação utilizado na CBTU/NAT – Felipe Ferreira de Araújo
• Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo – Alexandre Mascarenhas
• Gestão estratégica da precisão dos parâmetros de perfil de rodas via dados de wayside – Leandro Rocha Lopes
• Identificação de plataforma para abertura de portas de trens de passageiros – Rafael Pischke Garske
• Identificação e classificação de componentes e Ações em Sistemas Ferroviários Baseado em D.learning – Adriano Meira
• Impacto da Implementação do SIMM.PRO na Eficiência Operacional do Setor Metroferroviário – Marcel Minotelli
• Implantação de ferramenta preditiva por IA para aumento de segurança e desempenho operacional – Gabriel Nogueira
• Implantação de novo AMV especial em “X” no terminal da Linha 12-Safira na estação Brás -X DO BRÁS” – Francis Regis Da Silva
• Implementação de Botão de Pânico IoT no Metrô de São Paulo: Uma Inovação em Segurança – Maxwel Mota
• Inovações tecnológicas: Elevando a segurança e eficiência no transporte metroferroviário – Joelson Messias de Moura
• Inovações, conceitos e desafios na implantação de estações metroviárias – O caso da Linha 6 de São Paulo – Ivo José Ferreira Teixeira
• Jic com função de segmentação e apoio – Daniel Coppede
• Ligação ferroviária Malha Oeste Sudeste Corredor Metropolitano Leste Oeste – Amauri Oliveira da Rocha
• Manutenção preditiva da Rede Aérea através do monitoramento da catenária com utilização de sensores – Fabio Farias Correa
• Mapa de Suscetibilidade a Deslizamento de Massa – Mariana Campos Costa
• Maximizando a Eficiência Ferroviária: A Relevância do Automação do Monitoramento Geotécnico – Guilherme Esteves
• Metodologia para avaliação de custos, eficiência e emissões-Caso do TIC São Paulo – Campinas – Andre Heleno Batista
• Mitigação de sinistros com clientes no Metrô do Estado do Rio de Janeiro através da análise de dados – Pedro Fiuza Cardoso
• Modernização baixa tensão 460VCA Santa Cecília (L3) Metrô-SP – Projeto piloto e lições aprendidas – Alecio Hirano
• Modernização da comunicação para resolver a obsolescência e melhorar a disponibilidade do SSC – L9 – Gabriel Bornelli Figueiredo
• Mudança de parâmetros para reutilização de rodas ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás (EFC) – Milena Brenda Barros Gomes
• Novos 285 km de Metrô na superfície da RMSP e túnel do Aeroporto Congonhas à Est. São Judas L1 Azul – Pedro Bezerra de Araujo Filho
• Portas de Plataforma-Tecnologia, Projeto, interface operacional, desafios e técnicas de implantação – Jose Rubens Alves Junior
• Redução de custos por meio de adoção critérios para aumento de vida útil de rodas dos vagões da EFC – Leandro Rocha Lopes
• Simulador 3D para reboque de trens da frota 2000 do Metrô-DF – Kley Cruz Fernandes
• Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção – Caique Fernando Candido Augusto
• Solução para coleta de dados remota para sistemas de material rodante – André Luiz Simonagio Grana
• Soluções de Conectividade Wireless MPLS na Operação Ferroviária – Benefícios e oportunidades – Guilherme Esteves
• Supervisório de sistemas de energia de estação ferroviária – Tais da Costa
• Tele-operação de Equipamentos de Via: Implantação em Equipamentos Existentes e Benefícios – Guilherme Esteves
• Transbordo de passageiros com utilização de prancha – Anderson Ribeiro da Conceição
• Transporte ferroviário de passageiros entre Divinópolis e Belo Horizonte integrado ao Metrô-BH – Ygor Gabriel Martins Silva
• Uso coletivo de sensores inerciais de baixo custo para monitoramento do conforto e da via permanente – Rafael Henrique de Oliveira
• Uso de microssimulação de passageiros no projeto das estações da Linha 6 – Andre Scorza
• Veículo Metroferroviário de Combate a Incêndios – Ferro Bomba -Ricardo Jalil Menezes Fernadez
• Via Ar Connect – Diego Matos Albuquerque Dantas
• Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone – Marcelo Augusto Landim do Rosario
Não concorrem ao Prêmio
• Desafios e Soluções para as Passagens em Nível no Sistema Ferroviário da RMR – Diogo Emanoel Rios de Morais
• Implantação de indicadores estratégicos de monitoramento para acompanhamento de saúde de locomotivas – Leandro Rocha Lopes
• Inspeção de Vias do Monotrilho com o Uso de Drones – Rodolfo Szmidke
• Monitoramento dos Sistemas Ferroviários Utilizando os Recursos Embarcados do Trem – Rodrigo Lavorato Lima
PRÊMIO TECNOLOGIA & DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS
O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e reconhece os melhores trabalhos técnicos do setor metroferroviários brasileiro.
As inscrições de trabalhos técnicos têm coordenação da AEAMESP, que recebe os artigos para concorrer ao Prêmio de Tecnologia e serem apresentados na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Os vencedores de cada categoria do 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no dia 22 de outubro de 2024, em São Paulo (SP).
30ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA DA AEAMESP
Em sua 30ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 22 a 25 de outubro de 2024. Trata-se de um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do país. Durante o evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.
CRONOGRAMA COM AS PRINCIPAIS DATAS:
• Envio do artigo técnico final – prorrogado até 05/08/2024
• Divulgação dos 15 artigos finalistas – até 20/09/2024
• Entrega das apresentações em PowerPoint para a AEAMESP – até 27/09/2024
• Abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e cerimônia do 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU – 22 de outubro de 2024
SERVIÇO
30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
22 a 25 de outubro de 2024
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br
11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
22 de outubro de 2024
Informações: www.anptrilhos.org.br/premio-de-tecnologia e contato@anptrilhos.org.br
Sobre a ANPTrilhos
Fundada em 28 de agosto de 2010, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.
Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.
Sobre a CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades.
Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.
Sobre a AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.