ANPTrilhos participa de debate sobre os desafios da mobilidade

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou do Summit Mobilidade Estadão, realizado nesta 4ª feira (28/05), em São Paulo (SP), com o tema “Perspectivas da mobilidade: soluções sustentáveis e eficientes para o futuro das áreas urbanas”.

O Presidente do Conselho da Associação, Joubert Flores, foi palestrante do painel que discutiu o dessafios da mobilidade como tarifas, custo de implantação e déficit de infraestrutura.

O executivo da ANPTrilhos enfatizou a importância de considerar o ciclo de vida dos investimentos em projetos metroferroviários e que “se for pensar quanto custa um passageiro transportado, vai ser possível perceber que vale o investimento”. Ele ressaltou também a importância da integração: “Não dá para pensar que você consegue resolver o problema da mobilidade só com um modal ou o outro, temos que ter todos em um corredor adequado e integrado física e tarifariamente. Se não for isso, estamos fingindo que estamos resolvendo”.

O painel também contou com a presença de Sérgio Avelleda, consultor em Mobilidade Urbana; de Manoel Marcos Botelho, Secretário Executivo de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo; e de Clarisse Cunha Linke, Diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil). O mediador foi Victor Vieira, editor de Metrópole do Estadão.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, também participou do evento e falou sobre os desafios do transporte e da logística no Brasil. Ele explicou que a rede de metrô e trens de passageiros é pequena no Brasil, citando exemplos de países europeus menores que estados brasileiros e que possuem redes de atendimento.

Ele lembrou que as pessoas possuem memória afetiva em relação aos trens e que eles foram sendo substituídos pelo uso dos carros por conta das mudanças tecnológicas. O Ministrou declarou que o projeto do trem intercidades de São Paulo é um dos principais projetos de mobilidade na capital paulista.

Renan Filho destacou que o governo federal está estruturando a política para o desenvolvimento dos trens de longa distância e a parceria da ANPTrilhos com o Ministério para o avanço dos trens regionais e inter-regionais.

O Summit Mobilidade Estadão também contou com a presença do Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos, Luiz Eduardo Argenton; do Presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral; da Chefe de Gabinete da Presidência Metrô-DF, Flávia Carneiro de Oliveira; do Diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, Paulo Sérgio Meca; de Eric Farcette e Alexandre Massaki, diretores da Alstom Brasil; e de Francisco Pierrini, da CCR Mobilidade.