SP inicia estudos de 4 projetos de mobilidade com potencial de R$ 60 bi de investimento

As iniciativas foram qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que teve reunião nesta quinta-feira (23)

23/05/2024 – Valor Econômico

O governo de São Paulo aprovou o início de estudos de 4 projetos de mobilidade, com potencial de R$ 60 bilhões de investimentos. Os projetos são o Trem Intercidades (TIC) entre a capital e São José dos Campos; o TIC de São Paulo a Santos; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas-Hortolândia-Sumaré — que deverá conectar o aeroporto de Viracopos ao TIC de Campinas —; e o VLT de Sorocaba.

As iniciativas foram qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que teve reunião nesta quinta-feira (23). O governo, agora, deverá contratar o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fazer a análise de pré-viabilidade e a modelagem. A previsão é que os estudos fiquem prontos em 2026, para que os leilões possam acontecer em 2027.

Na reunião também foi aprovada a modelagem de dois projetos: uma PPP (Parceria Público-Privada) de escolas, que prevê a construção de 33 novas instituições, e a concessão dos serviços de loterias estaduais.

A PPP de escolas será dividida em 2 lotes. A ideia é publicar os editais até o início de junho e fazer os leilões em setembro. Os dois lotes deverão ser licitados com um intervalo de uma semana entre eles.

“O setor privado vai construir e operar o equipamento, o que inclui zeladoria, segurança, conectividade, prestação do serviço de limpeza. A parte pedagógica fica sob responsabilidade da Secretaria de Educação”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, em entrevista coletiva realizada após a reunião. Já o projeto de loteria também deverá ter edital publicado em junho, disse ele.