Maio Amarelo: setor metroferroviário contribui com a redução de acidentes

Em torno de 100 pessoas morreram por dia no Brasil vítimas de acidentes de trânsito, no ano de 2023, enquanto os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos registram raros episódios.

O setor metroferroviário brasileiro contribui ativamente para a redução de acidentes e congestionamentos. No ano passado, o uso dos modos sobre trilhos gerou uma economia de R$ 402 milhões em custos com acidentes e de R$ 10,60 bilhões no custo operacional das vias, com a retirada de carros e ônibus das ruas dos centros urbanos onde existem sistemas sobre trilhos implantados.

Os dados de acidentes de trânsito são do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), à frente do movimento Maio Amarelo, de conscientização sobre a urgente necessidade de reduzir as estatísticas de acidentes de trânsito. Neste ano, o movimento Maio Amarelo completa 11 anos de mobilização social com um tema desafiador: ‘A paz no trânsito começa por você’.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia o movimento e importância de reduzir os acidentes nas vias de todo o País.