Alstom parabeniza o Metrô do Panamá pela inauguração da extensão da Linha 1

A Alstom forneceu a sinalização que utiliza o sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC), que controla o movimento dos trens e permite que eles circulem em alta velocidade com segurança

03/05/2024 – Alstom

A Alstom, líder mundial em mobilidade inteligente e sustentável, celebra a entrada em operação comercial da extensão da Linha 1 do Metrô do Panamá. Para este projeto, a Alstom, que é líder do Grupo SAT, ficou responsável pela integração de todos os sistemas e trens à linha existente, além de utilizar seu sistema Urbalis – Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC), que controla o movimento dos trens e permite que eles circulem em alta velocidade com total segurança para os passageiros.

“Na Alstom, estamos orgulhosos de contribuir com nossas soluções e experiência para melhorar a qualidade de vida dos panamenhos, oferecendo soluções tecnologicamente avançadas para uma mobilidade inteligente, segura e sustentável”, afirma Iván Moncayo, Diretor Geral da Alstom Panamá.

Para o novo trecho, a Alstom também foi responsável pela atualização do ATS (Automatic Train Stop) – um sistema de segurança que para automaticamente o trem em determinadas situações e evita acidentes, e também para estar em conformidade com o Sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) que é responsável por monitorar todos os sistemas que operam nas estações e trilhos. Após a fase de instalação no final de 2023, a Alstom iniciou os testes do sistema, que foram um completo sucesso, pois foi possível testar essa extensão sem impactar a operação da Linha 1.

Com este projeto, a Alstom entrega sua solução Urbalis 400 para a Extensão da Linha 1 que agora conecta a nova estação terminal de Villa Zaíta à Estação de San Isidro, permitindo que a Linha 1 do Metrô do Panamá movimente uma média estimada de 300.000 usuários por dia. Villa Zaíta tem capacidade para mover até 10.000 passageiros em horário de pico, que, juntamente com o intercambiador de ônibus que está sendo construído, gerará uma enorme melhoria na capacidade e qualidade do tráfego na Zona Norte do Panamá.

Com esta extensão, a Linha 1 do Metrô do Panamá agora tem mais de 17 km de extensão e 15 estações (7 delas subterrâneas), com confortáveis trens Alstom Metropolis e o sistema de controle de trens Urbalis 400 da Alstom para uma operação bem-sucedida em termos de velocidade e segurança.