Metrô de Santiago e Alstom apresentam maquete em escala real dos trens da futura linha 7

• A gerente de Projetos do Metrô de Santiago, Ximena Schultz, foi recebida no Centro de Prototipagem da Alstom em Saint-Bruno (Quebec, Canadá), por Denis Girault, diretor geral da Alstom no Chile.

Produzidos em Taubaté – SP, os trens, serão os mais modernos da rede e terão capacidade para 1.250 passageiros, ar condicionado, portas USB para carregar dispositivos móveis e um inovador sistema de cibersegurança. Além disso, terão condução automática e poderão chegar às estações a cada 90 segundos.

21/03/2024 – Alstom

O Metrô de Santiago, empresa protagonista do transporte público da capital com sete linhas em operação e 143 estações ao longo de 149 quilômetros de rede, em colaboração com a Alstom, líder em mobilidade inteligente e sustentável, apresentaram uma maquete em escala real de um carro dos modernos trens que serão produzidos pela Alstom em Taubaté – SP, e utilizados na futura Linha 7 do Metrô. O projeto, que ligará as comunas de Vitacura a Renca em cerca de 37 minutos, e que terá uma extensão de 26 quilômetros e 19 estações, está em construção e promete melhorar a qualidade de vida e a mobilidade de milhões de habitantes de Santiago.

A apresentação do modelo do trem, Metropolis™, construído especialmente para o projeto do Metrô de Santiago, foi realizada no Centro de Prototipagem da Alstom em St. Bruno (Quebec, Canadá), onde a gerente de Projetos do Metrô, Ximena Schultz, e uma equipe da empresa estatal viajaram. Eles foram recebidos por Denis Girault, diretor geral da Alstom no Chile, e pela equipe multinacional da Alstom.

“Estamos muito satisfeitos em conhecer hoje os trens da futura Linha 7, que serão os mais modernos de toda a rede do Metrô de Santiago quando este novo percurso entrar em operação no final de 2028. Esses carros, que terão um alto padrão tecnológico, vêm para modernizar o serviço para os passageiros das oito comunidades por onde passará este novo trajeto subterrâneo e para a cidade como um todo. Com a inauguração da nova Linha 7, as pessoas reduzirão pela metade o tempo de viagem entre as estações finais em comparação com o tempo que atualmente levam de suas casas para seus locais de trabalho ou centros de estudo. Isso significa mais tempo para compartilhar com a família, amigos e entes queridos”, disse Ximena Schultz, enquanto fazia uma visita ao moderno carro.

O diretor geral da Alstom, Denis Girault, afirma que “esses trens são a prova das inovações em mobilidade inteligente e sustentável e da tecnologia avançada que utilizamos na Alstom. Nossos trens e sistema de sinalização contribuirão para a qualidade da mobilidade e do transporte em Santiago, ao oferecer um transporte confiável, seguro e acessível. Além disso, também proporcionarão à cidade uma alternativa eficiente e respeitosa com o meio ambiente”.

O carro é uma réplica exata do que serão os futuros trens. Assim, é possível verificar a funcionalidade, ergonomia, conforto e estética do trem para garantir a melhor experiência aos usuários. Os trens produzidos em Taubaté terão cinco carros, com um comprimento de 102 metros e 2,90 metros de largura, e capacidade para acomodar 1.250 pessoas. Eles terão quatro portas largas em cada lado do carro e corredores amplos que facilitarão o fluxo dos passageiros do Metrô de Santiago, com espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Os trens Metropolis™, que funcionarão sem condutor, também contarão com ar condicionado, um sistema avançado de informações para passageiros com dados sobre a rota e as estações, portas USB para usuários e também um moderno sistema de cibersegurança.

Além disso, terá câmeras de alta resolução e intercomunicadores que permitem a comunicação dos usuários com o centro de controle do Metrô, melhorando a segurança dos passageiros e da infraestrutura.

Com isso, o compromisso da Alstom com o Metrô de Santiago se consolida e fortalece. Na aguardada Linha 7, a Alstom fornecerá 37 modernos trens elétricos, além do sistema de sinalização e manutenção. A Alstom fabricará os novos trens em sua fábrica em Taubaté, perto de São Paulo, no Brasil, que serão transportados por terra para as oficinas e garagens da Linha 7 em Renca. Espera-se que os primeiros carros sejam entregues em 2026.

As comunidades que serão atendidas pela futura Linha 7 são oito: Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Recoleta, Providencia, Las Condes e Vitacura; três das quais se juntam à rede do Metrô pela primeira vez (Renca, Cerro Navia e Vitacura), beneficiando uma população estimada de 1,6 milhão de habitantes.