Conselho Administrativo da ANPTrilhos toma posse para o biênio 2024-2026

A Associação conta com um novo Vice-Presidente de Planejamento, Guilherme Ramalho.

O Conselho Administrativo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) tomou posse para o biênio 2024-2026, na 5ª feira (01/02), durante a primeira reunião do ano do Conselho, em Brasília (DF). Os membros são responsáveis pela definição das diretrizes e acompanhamento das ações da entidade.

O Conselho Administrativo da ANPTrilhos é composto por:

• Joubert Fortes Flores Filho, Presidente do Conselho
• Luiz Eduardo Argenton, Vice-Presidente Executivo
• Guilherme Ramalho, Vice-Presidente de Planejamento
• Adriana Lins, Vice-Presidente de Tecnologia
• José Eduardo Copello, Vice-Presidente de Desenvolvimento
• Roberto Vollmer Labarthe, Vice-Presidente Institucional

“O Conselho da ANPTrilhos representa a integralidade das operações na modalidade de transporte metroferroviário de passageiros no Brasil. Cabe a esse grupo a responsabilidade de demonstrar a importância do modal estruturante na organização de nossas cidades. A sustentabilidade depende de uma boa solução de mobilidade urbana que é, sem dúvida, a espinha dorsal da atividade econômica”, destaca Joubert Flores, que preside o Conselho da entidade desde a sua fundação e foi reconduzido ao cargo.

Para o próximo biênio, a Associação conta com um novo Vice-Presidente de Planejamento, Guilherme Ramalho, que é Presidente do MetrôRio, do Rio de Janeiro. Sobre a expectativa de atuação, Ramalho explica: “O desenvolvimento da mobilidade urbana é fundamental para a transformar a realidade do país. Em especial, a expansão de transportes estruturantes permite a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades. Essa é nossa missão na ANPTrilhos.”

Sobre sua participação no Conselho, o Vice-Presidente Executivo, Luiz Eduardo Argenton explica que “fazer parte da ANPTrilhos é enriquecedor para compartilhar informações e experiências que nos ajudam a inovar e fazer com que todo sistema metroferroviário brasileiro avance de forma consistente e contínua”.

Adriana Lins, Vice-Presidente de Tecnologia, também destaca a importância de fazer parte do grupo. “Estar no Conselho nos dá a oportunidade de participar das decisões estratégicas da Associação, buscando ouvir os demais membros que trazem suas experiências nas diferentes empresas de transporte de passageiros sobre trilhos. Contribuímos para a governança da associação e, individualmente, ampliamos nossa capacidade de ouvir e de nos colocar disponível para as questões de mobilidade em nosso país”, ressalta a executiva.

Para José Eduardo Copello, atuar na ANPTrilhos, significa contribuir com a trajetória de protagonismo que a Associação representa no setor metroferroviário brasileiro. “Nossas ações têm colaborado fortemente para o crescimento setorial e seu reconhecimento pela sociedade, tendo como objetivo sempre prestar serviços de elevada qualidade, com um transporte rápido, seguro, sustentável e acessível para os clientes, através das nossas operadoras associadas”, explica.

O Vice-Presidente Institucional da instituição, Roberto Labarthe, também endossa a relevância da atuação dentro do grupo: “Como conselheiro da ANPTrilhos, posso contribuir para impulsionar a mobilidade sustentável no Brasil. Nosso trabalho é alicerçado na competência técnica, dedicação e comprometimento. Mais que uma associação, somos agentes de transformação.”

“É uma honra receber os Conselheiros na cerimônia de posse para o novo biênio. É um grupo com vasta experiência no setor metroferroviário brasileiro e a ANPTrilhos tem certeza de que os membros contribuirão com as ações da entidade para o desenvolvimento da mobilidade estruturante sobre trilhos”, ressalta a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, que conduziu a reunião de posse do Conselho.

Os membros ficarão à frente do Conselho até 2026 e conduzirão as definições e procedimentos da entidade durante o período.

Adriana Lins, Luiz Eduardo Argenton, José Eduardo Copello, Roberto Labarthe, Joubert Flores e Guilherme são os membros do Conselho Administrativo da ANPTrilhos