Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento

O Congresso Nacional rejeitou, hoje 14/12, o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O benefício acabaria em 31 de dezembro de 2023 e será prorrogado até 31 de dezembro de 2027.

No Senado Federal, 60 votos foram favoráveis à rejeição do veto, enquanto 13 foram a favor. Na Câmara dos Deputados, a votação registrou 78 votos a favor do veto e 378 pela sua rejeição.

A ANPTrilhos recebe com entusiasmo a decisão do Congresso de derrubar o veto, reconhecendo a importância crucial dessa medida para a sustentabilidade financeira do setor metroferroviário. A decisão de não continuidade da desoneração poderia dificultar a situação do setor, responsável por mais de 38,2 mil empregos.

Além do papel fundamental desempenhado pelo setor na mobilidade de milhões de passageiros diariamente nas cidades, proporcionando-lhes acesso aos serviços públicos e permitindo que exerçam plenamente sua cidadania.