O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) , que totalizam R$ 10 bilhões, para o Estado de São Paulo, na 2ª feira (25/09). Os projetos são a implantação do Trem Intercidades Eixo Norte e a aquisição de trens para a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
A implantação do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC Eixo Norte) teve verba destinada de R$ 6,4 bilhões para realização de aportes públicos no projeto, que ligará São Paulo a Campinas. Os outros R$ 3,6 bilhões são para a aquisição de 44 trens para a extensão da Linha 2-Verde do metrô.
“As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.
“O setor metroferroviário recebe com entusiasmo o financiamento anunciado pelo BNDES. Esse é um grande passo para a ampliação da rede de atendimento de transporte sobre trilhos à população, tanto na capital paulista quanto nas cidades do trajeto do TIC”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
TIC
O projeto consiste em uma PPP para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, contando com: serviço expresso entre as duas cidades, com 101 quilômetros de extensão; serviço parador entre Francisco Morato e Jundiaí, com 44 km de extensão e atravessando oito municípios (TIM – Trem Intermetropolitano); e serviço parador metropolitano (Linha 7-Rubi), ligando São Paulo a Francisco Morato, hoje operado pela CPTM, com 57 km.
O TIC Eixo Norte foi concebido sob o regime de concessão patrocinada. O edital foi publicado em 25 de março deste ano, e o leilão está previsto para 28 de novembro. O investimento do projeto está estimado em R$ 12,5 bilhões.
Linha 2-Verde de São Paulo
A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará oito novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão da Linha 2 gera uma necessidade operacional de 44 novos trens. O financiamento irá garantir que serão produzidos pela indústria nacional.
Com informações do BNDES