A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos realizou o 6º Workshop Estatístico Metroferroviário nesta 4ª feira (20/09), em São Paulo (SP). O reuniu os especialistas das operadoras metroferroviárias que fazem parte do Comitê Estatístico da ANPTrilhos.
“A área de estatística é fundamental para o setor metroferroviário e tem muita importância para as nossas operações em todo o Brasil. O Comitê Estatístico da ANPTrilhos faz um importante papel em relação à coleta de dados, metodologias e checagem de dados para que possamos ter um dado confiável, garantindo que não existiam divergências nas informações. O grupo tem como referência comitês internacionais e hoje tem a oportunidade de se reunir para debater esse trabalho”, destacou o Vice-Presidente de Planejamento da ANPTrilhos e Diretor de Operação e Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Luiz Eduardo Argenton, na abertura do evento.
O coordenador do Comitê, Sergio Barbosa, da CPTM, destacou a importância do grupo participar do workshop e debater os dados setoriais: “É uma oportunidade ímpar de fazer, de conhecer melhor o que significa a pesquisa “OD”, Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo; as novas ferramentas de mobilidade do Moovit e alinhar e harmonizar os nossos indicadores. Portanto, um dia muito especial com um componente muito importante que traz uma reunião presencial, conhecer pessoalmente os componentes do Comitê, que deve ajudar e facilitar bastante os nossos processos”.
Conrado Grava de Souza, Membro da ANPTrilhos, explicou que o Comitê Estatístico da ANPTrilhos foi criado em 2011 e reúne os representantes das áreas de planejamento, estatística e inteligência de mercado dos operadores de transporte de passageiros sobre trilhos. O objetivo do comitê é a formação e a manutenção de um amplo banco de dados com o objetivo de divulgar os principais dados sobre o setor, fornecer dados para a geração de Indicadores de Desempenho e subsidiar as ações estratégicas da ANPTrilhos.
“Foram discutidos no 6º Workshop Estatístico Metroferroviário os conceitos sobre a definição dos dados, com o objetivo de harmonizar o entendimento dos operadores. O encontro foi exitoso com grande participação dos representantes dos operadores”, destacou Conrado, responsável pela primeira estruturação da coleta de dados da Associação. Hoje, as estatísticas estão sob a responsabilidade de João Costa, Assessor de Dados da ANPTrilhos, com o apoio de Conrado e de Wilma Tomé, Assessora Técnica da Associação.
O workshop contou com as palestras de Luiz Antonio Cortez Ferreira, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, que apresentou a Pesquisa Origem e destino; e de Augusto Langer, Gerente de Operações da Moovit, que abordou “uso de soluções de Mobilidade como Serviço – MaaS”.
O evento foi no prédio do Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo e os participantes realizaram uma visita ao CCO. Os coordenadores de Controle Centralizado, Rodrigo Lopes Soares e Wellington F. Dias, explicaram o funcionamento do CCO, que controla todas as linhas do metrô paulistano.
Os membros do Comitê Estatístico da ANPTrilhos que participaram do evento foram:
• Carla Campos – ViaQuatro e ViaMobilidade
• Danilo Correa Alves – ViaQuatro e ViaMobilidade
• Felipe Ribeiro Naves – Copanhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
• Guilherme Bieler – MetrôRio
• Kristian Brito Pasini – VLT Carioca
• Lucas Bueno dos Santos – Metrô de São Paulo
• Marcelo Augusto Marques dos Santos – Metrô de São Paulo
• Pablo Casais Moreira – CBTU
• Ricardo Luis Melo Neves – CCR Metrô Bahia
• Sarah de Sá Fernandes – CPTM
• Sérgio Barbosa – CPTM