Ao todo, 27 jovens em vulnerabilidade social participaram, em Porto Alegre, da capacitação promovida pela Associação de Ensino Social Profissionalizante.
Na última sexta-feira (25), ocorreu, em Canoas, a cerimônia de formatura dos 27 alunos participantes do curso “Formação para o Mundo do Trabalho”, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública – SMSP de Canoas, em parceria com a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) e a Trensurb. O curso foi ministrado na sede da Espro, em Porto Alegre, e teve como público-alvo jovens em situação de vulnerabilidade social e atendidos nos Centros de Acesso a Direitos (CADs) de Canoas e Porto Alegre.
Em um intensivo de aproximadamente um mês, os participantes tiveram acesso a ferramentas e habilidades essenciais para a inserção no mercado de trabalho, promovendo a autonomia na busca pelo primeiro emprego e auxiliando-os no encaminhamento para futuras entrevistas no programa de aprendizagem.
O compromisso da Trensurb em reduzir as desigualdades sociais foi evidenciado por meio do termo de cooperação firmado com a Prefeitura de Canoas e a Espro para conceder isenção tarifária no metrô aos jovens residentes de Canoas durante o curso. Na cerimônia, a Trensurb esteve representada pelo chefe de Gabinete da Diretoria de Administração e Finanças, Marcus Vinicius Góes, que destaca a benéfica contribuição da empresa: “A Trensurb, por meio de um termo de isenção de passagem assinado com a Prefeitura de Canoas, propiciou aos alunos que se deslocassem diariamente de Canoas para Porto Alegre ao longo dos trinta dias de duração do curso. Esta é mais uma ação social da Direção do Trensurb que visou atender jovens em vulnerabilidade social atendidos nos programas de prevenção às violências, conduzidos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas”.
Vanessa da Rocha, diretora de Administração e Finanças da Trensurb, enfatiza a importância do projeto e reforça o papel social da empresa metroviária: “A assinatura do termo de cooperação entre a Trensurb, a Prefeitura de Canoas e a Espro é um exemplo brilhante de como podemos contribuir com a sociedade, principalmente com os jovens em situação de vulnerabilidade. A oferta de isenção tarifária no trem para esses jovens promove inclusão social e incentiva a inserção deles no mundo do trabalho”.
29/08/2023 – Trensurb