ViaMobilidade atinge a marca de 20 km de trilhos substituídos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Atividade mais recente foi a troca de cerca de dois quilômetros entre as estações Jurubatuba e Autódromo

Neste fim de semana, a ViaMobilidade atingiu a marca de 20 quilômetros de trilhos substituídos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A atividade mais recente foi realizada no trecho entre as estações Jurubatuba e Autódromo da Linha 9-Esmeralda. Os trabalhos tiveram início na madrugada de sábado e foram finalizados no domingo, resultando na troca de aproximadamente dois quilômetros de trilhos.

Além de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros, a substituição reduz o desgaste nos trens e minimiza vibrações e ruídos, o que também pode beneficiar os moradores do entorno das linhas. A programação da ViaMobilidade é substituir 30 quilômetros de trilhos até o fim deste ano e 60 quilômetros até o fim de 2024.

“As trocas são baseadas em análises periódicas, realizadas pelo time de manutenção e engenharia. Nestas atividades, são medidos os desgastes e imperfeições nos trilhos, que podem gerar vibrações, desconforto e maior desgaste nas rodas dos trens. Diante disso, as substituições garantem mais segurança operacional e conforto para os passageiros”, explica Alan Santana, Gerente Executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

A concessionária atua também na troca dos atuais dormentes de madeira por outros de concreto, mais duráveis e que oferecem maior estabilidade ao sistema. Instaladas de forma transversal, essas peças oferecem suporte e geometria aos trilhos.

De um total de 400 mil dormentes na via permanente de ambas as linhas, 100 mil já são de concreto. Os 300 mil que ainda são de madeira serão substituídos de acordo com este cronograma: 15 mil em 2023; 18 mil em 2024 e, a partir de 2025, 10 mil por ano. Desde que o trabalho foi iniciado, já foram substituídos 4,7 mil dormentes.

28/08/2023 – ViaMobilidade Linhas 8 e 9