MetrôRio lança campanha educativa ‘VAR de Segurança’ para estimular boas práticas no sistema

Inspirada na tecnologia usada nos jogos de futebol, ação contará com uma juíza e uma bandeirinha para chamar a atenção e orientar os passageiros sobre como evitar acidentes

A plataforma de embarque do MetrôRio ganhará ares de campo de futebol nesta terça e quarta-feira (22 e 23/08). A concessionária lança a campanha educativa “VAR de Segurança”, inspirada na tecnologia usada nos estádios. Na ação institucional, uma juíza e um bandeirinha ficarão de olho no comportamento de um grupo de atores nas estações Botafogo, Uruguaiana/Centro, Pavuna e Central do Brasil/Centro e analisarão as imagens em um monitor do VAR (assistente de vídeo), montados nos locais, chamando a atenção para o que não deve ser feito, considerando as regras de segurança. O objetivo é conscientizar e orientar os clientes, estimulando as boas práticas no sistema metroviário.

Os “árbitros” estarão uniformizados e localizados nas plataformas e mezaninos das quatro estações do MetrôRio, alertando contra atitudes que podem provocar acidentes, inclusive, colocar em risco e prejudicar outros passageiros, atrasar a viagem e impactar a operação do sistema. De forma lúdica, a campanha vai destacar temas de conscientização, como atenção quanto à não ultrapassagem da faixa amarela, não correr para embarcar ao ouvir o aviso sonoro de fechamento das portas nem escadas fixas, entre outras.

A iniciativa tem somente caráter educativo e faz parte do cronograma de ações da concessionária voltado à temática de prevenção de acidentes. A ação foi lançada hoje (22/08) na estação Botafogo e acontecerá ainda em Uruguaiana/Centro, entre 15h e 17h. Já no dia 23/08, a atividade será realizada nas estações Pavuna, das 9h às 11h, e Central do Brasil/Centro, das 13h30 às 15h30.

Além disso, a campanha de segurança conta com mensagens que são exibidas por meio de vídeos e imagens pelas estações, trens, redes sociais e site da concessionária para sensibilizar os passageiros sobre a importância do respeito às regras de utilização do metrô e prevenção de acidentes.

“A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes no metrô. O “VAR” é uma forma lúdica de chamar atenção para essas boas práticas e vem reforçar as nossas ações diárias de conscientização nas estações”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio. A campanha educativa é assinada pela agência Sides.

“Falar sobre segurança no Metrô é algo muito sério, por isso a ideia é trazer uma mensagem com um tom lúdico, para que as pessoas consigam absorver ainda mais um tema tão relevante”, comenta Dudu Martins, sócio da Sides.

Ficha técnica da campanha:

Agência: SIDES
Cliente: MetrôRio
Direção de Criação: Dudu Martins
Direção de atendimento: Guilherme Leite
Criação: Dudu Martins, Deco Sampaio, Josué Correia, Natasha Pinto, Sidney Sampaio
Supervisão de Atendimento: Barbara Salles
Atendimento: Danielle Crys
Estratégia digital: Alan Marques e Tatiana Lima
Operações: Fabianne Esquerdo
Produtora de Vídeo: Januzzi Filmes
Produtora de eventos: Enzimas

23/08/2023 – MetrôRio