A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) está realizando a Semana de Compliance e Integridade e a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi participou da cerimônia de abertura e do primeiro painel do evento, que segue até 6ª feira (28/07). A Semana conta com uma série de palestras que pretendem esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre a importância dos mecanismos de controle e compliance no Metrô-DF.
Na solenidade de abertura, o Diretor de Manutenção e Operação do Metrô-DF, Márcio Aquino, como presidente em exercício, deu as boas-vindas aos convidados e empregados, destacando que, desde 2019, a Companhia iniciou os trabalhos internos e parcerias externas para estruturar a área de Governança, criando o setor de Correição, a Comissão de Ética e a elaboração dos Códigos de Conduta e de Ética, hoje vigentes na Companhia. “Isso demonstra o comprometimento da alta gestão com a política de integridade e de anticorrupção, instituindo indicadores e mecanismos de controle, para monitoramento constante das ações da Companhia, que devem estar em conformidade com as legislações”.
A Diretora Executiva da ANPTrilhos participou do debate juntamente com Roberta Alves de Castro, Chefe da Área de Governança e Controle Interno do metrô; com Procuradora Federal, Danyela Gontijo, da Advocacia Geral da União; e com a Gerente de Compliance e Integridade do Metrô-DF, Luciana Rosa da Silveira.
Roberta explicou que o comprometimento da alta gestão é essencial, assim como o envolvimento de todos os empregados para a mudança de cultura em prol das políticas de Integridade. Ela explicou sobre os desafios da entidade para elaborar a própria política de compliance, tendo cuidado para abranger todos os 22 associados, que têm situações diferentes. “Compliance não é mais diferencial no mercado, mas de sobrevivência”, declarou.
Ela explicou ainda que é preciso buscar formas de mensurar a política, estruturar áreas específicas e fazer treinamentos com empregados para que os códigos de Conduta e Ética sejam internalizados e haja de fato uma mudança de cultura. Enfatizou ainda a importância de observar as políticas de compliance de toda a cadeia de fornecedores e terceirizados, para proteger a reputação das empresas.
A Gerente de Relações Governamentais e Institucionais, Fernanda Adjuto, também prestigiou o evento.
Com informações do Metrô-DF