Metrofor assina com SEMA e Socrelp compromisso com a Coleta Seletiva Solidária

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) assinou, na manhã desta terça-feira (11), o Termo de Compromisso para implantação da Coleta Seletiva Solidária, que determina a destinação dos resíduos sólidos à Sociedade Comunitária de Reciclagem do Pirambu (Socrelp). O ato de assinatura contou com a participação do secretário executivo, Gustavo Vicentino, de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), e do diretor-presidente Plínio Saboya, do Metrofor, e da presidente da Socrelp, Janete Cabral.

Vicentino destacou a importância do compromisso com o Metrofor, frisando que a Coleta Seletiva Solidária e a Agenda Ambiental (A3P) estão entre os principais motes que a SEMA traz para os órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta, como forma de demonstrar para o povo cearense que somos coerentes com o nosso discurso de buscar uma sociedade mais justa e sustentável. “Sem coleta seletiva, perdemos cerca de 30% dos resíduos gerados e sob o ponto de vista planetário o lixo estará sempre aqui. Portanto, sem a reciclar, sem reusar, estaremos continuamente poluindo o planeta”, disse.

Para o presidente do Metrofor a assinatura do Termo de Parceria é mais uma oportunidade para a Companhia Cearense de Transportes ampliar esforços, a caminho da sustentabilidade. “Pode parecer um pequeno passo, mas é de grande importância para seguirmos ampliando as iniciativas do Metrofor para preservar o meio ambiente e conscientizar as comunidades do seu entorno através da educação ambiental”, afirmou. O transporte sobre trilhos é um dos meios de locomoção mais sustentáveis e quando movido à energia elétrica, como o metrô, não polui. Em 2022, as viagens da Linha Sul do Metrofor evitaram a emissão de 5,3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²).

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária é uma ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.

Vigésimo terceiro

O Metrofor é o 23o órgão da administração estadual a assumir o compromisso. Já assinaram o termo: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA); Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Academia de Segurança Pública do estado do Ceará (AESP); Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SSP); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra); Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv); Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri); Escola Gastronomia Social Ivens Dias Branco; Vice-Governadoria do Estado; Cagece; Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet);Casa Civil; Funceme; Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Polícia Civil;Polícia Militar do Ceará.

12/07/2023 – Metrofor