Conheça os artigos selecionados para a Semana de Tecnologia Metroferroviária

Dos artigos selecionados, 47 concorrem ao 10º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Os autores dos trabalhos têm até o dia 31 de julho para entregar a versão final do artigo.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) divulga hoje a lista das sínteses de artigos técnicos para desenvolvimento e participação na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 55 foram selecionados para desenvolver o artigo final para ser apresentado na Semana. Desses 55, quarenta e sete estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.

A próxima etapa da seleção é a entrega dos artigos finais, que deve ocorrer até dia 31 de julho de 2023. Os artigos definitivos devem ser encaminhados para a AEAMESP, através do sistema de inscrição – www.aeamesp.org.br/trabalhos . Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.

Após essa entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários e até o dia 01 de setembro será divulgada a lista dos 15 artigos finalistas, sendo cinco por categoria. Serão concedidas premiações no valor de R$ 7 mil para os vencedores de cada categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, que será realizada de 11 a 14 de setembro, em São Paulo (SP).

O 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP. A premiação tem o objetivo reconhecer os melhores trabalhos técnicos por sua qualidade técnica e aplicabilidade no setor metroferroviário.

Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento do artigo final, por categoria:

CATEGORIA 1

Concorrem ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários
• A importância do urbanismo de uso misto na demanda metroviária do Rio de Janeiro
• A otimização da oferta de trens no sistema metroviário com o consumo de dados do trem no Metrô Bahia
• Acessibilidade universal das estações do sistema de trens urbanos de Porto Alegre
• Implementação da Tarifa Social e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro
• Mobilidade de cargas e pessoas como fonte de receitas para o sistema metroferroviário
• O impacto dos fatores externos na variação média da demanda de passageiro no MetrôRio em dias úteis
• O Índice de Transformação Metrô: integrando morfologia urbana e mobilidade
• O papel das empresas estatais no planejamento e gestão da mobilidade urbana: o caso da CTB
• Pagamento por aproximação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios
• Previsão de demanda e a influência dos fatores subjacentes a mobilidade na realidade pós-pandemia
• Sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos no Brasil
• Tarifa Social Ferroviária no Rio de Janeiro – uma análise socioeconômica
• Transferência do Direito de Construir como fonte de funding
• Transformando equipamentos operacionais em oportunidades: monetizando o SMM na Linha 15-Prata

Não concorre ao Prêmio
• Planejamento para atendimento a grande evento: case dos shows do Coldplay no Estádio Nilton Santos

CATEGORIA 2

Concorrem ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários
• Aproveitamento do potencial eólico no Sistema Metroviário de São Paulo – um estudo preliminar
• ASP aplicada à gestão de acidentes de abalroamento e atropelamento nas ferrovias FCA e FNS
• Desenvolvimento interno de projetos de sistemas fotovoltaicos na CPTM
• Efeito migratório de delitos e transgressões para o Sistema Metroviário de São Paulo
• Estrutura de propriedade, capital intelectual e o desempenho financeiro de empresas metroviárias
• Gestão do Conhecimento: resultados valiosos são derivados de conhecimento aplicado no dia a dia
• Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metro ferroviário
• Mitigação e gestão das emissões de carbono no ciclo de vida dos empreendimentos do Metrô – SP
• Modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro
• Programa ACCIONA nas Escolas – Construir obras sustentáveis implica também deixar um legado social
• Solução para o tratamento de efluente da lavagem de peças, em oficina metroferroviária
• Transformação e Maturidade em Gestão Ágil no Metrô-SP
• Uso Sustentável da Água: Metodologias, Inovações e Processos na Gestão Hídrica da CCR Metrô Bahia

Não concorrem ao Prêmio
• Reuso de água por lodo ativado para lavagem de trem
• Concepções de instalações hidráulicas como contribuição na sustentabilidade ambiental no Metrô-SP

CATEGORIA 3

Concorrem ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários
• A encomenda tecnológica como vetor de fomento à inovação e aprimoramento no sistema de transporte.
• A utilização do método PDCA para redução da taxa de deseixamento de rodeiros ferroviários na gerência
• Aerofotogrametria aplicada a inspeção de linha férrea
• Análise do consumo energético de dois modelos de trens de passageiros em uma mesma linha operacional
• Avaliação estrutural e sobre vida de estruturas de carros da frota Alstom e Mafersa do Metrô-RJ
• Cartas de Controle EWMA para monitoramento do headway praticado pelas linhas CPTM
• Desenvolvimento de sistema de telemetria para VLT tipo Mobile 3
• Digitalizando a manutenção: Abertura de ordens de serviço simplificada através de aplicativo mobile
• Impulsionando a inovação na inspeção geométrica de via permanente: desafios, avanços e perspectivas
• Levantamento topográfico com laser scanner – estudo de caso
• Oportunidades da indústria 4.0 para empresas metroferroviárias
• Otimizando a eficiência do sistema metroferroviário: análise operacional com ciência de dados
• Perfil de cliente pós-pandemia: o uso da tecnologia, pela CCR Metrô Bahia, sob os meios de pagamento
• Planejamento, controle e execução de grandes eventos no sistema metroferroviário
• Redução de custos através do Programa Gestão do Conhecimento
• Sistema de Fôrmas Trepantes para paredes do poço de acesso principal da futura Estação Vila Formosa
• Tecnologia da informação no apoio a gestão das estações – Portal OPE
• Um sistema de visão computacional para otimização e segurança em sistemas sobre trilhos
• Uma análise da eficiência no transporte ferroviário de pessoas
• VLT Carioca conta com audioguia em três idiomas

Não concorrem ao Prêmio
• Aplicação de película – redução de vandalismo e custo na manutenção dos policarbonatos de trens
• Implementação do sistema de monitoramento de energia no Metrô-SP
• Realidade aumentada na manutenção – aplicações práticas e benefícios
• Metodologias Ágeis na Implantação dos Sistemas Auxiliares da Ampliação das Linhas 2 e 15
• Levantamento aerofotogramétrico para projetos ferroviários: extensão da Linha 13-Jade da CPTM

SERVIÇO

29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
11 a 14 de setembro de 2023
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br

29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP

A 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP tem por finalidade estimular o desenvolvimento do setor de transportes de passageiros sobre trilhos em nosso país, contribuindo para promover o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento das políticas públicas, a capacitação e desenvolvimento técnico dos profissionais do setor, o esclarecimento da população, o intercâmbio de informações e a disseminação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária chega com êxito à sua 29ª edição com o tema “A Inovação dos Transportes passa pelos Trilhos”. O evento contará com extensa grade de apresentações técnicas, que oferece oportunidade ímpar para a disseminação de experiências e debate em torno dos temas mais atuais afetos ao setor metroferroviário.

10º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Consolidado como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica e aplicabilidade no setor.

A premiação é promovida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP.

Sobre a AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.

Sobre a ANPTrilhos

Fundada em 28 de agosto de 2010, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil e parte da indústria metroferroviária brasileira.

Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.

Sobre a CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades.

Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.

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