Os Associados da ANPTrilhos conquistaram o 31ª Prêmio Revista Ferroviária em quatro categorias. O Metrô de São Paulo foi eleito a Melhor Operadora de Sistema Metroviário; a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a Melhor Operadora de Sistema Metropolitano; o VLT Carioca a Melhor Operadora de VLT; e a Alstom a Melhor Fabricante de Material Rodante – Passageiros. A cerimônia foi realizada nesta 5ª feira (27/4), em São Paulo.
Os funcionários dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos também foram homenageados na categoria Ferroviário Padrão de Passageiros. Eles foram indicados pelas empresas que trabalham e o vencedor foi Sergio Dunga de Oliveira, Chefe do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da Vale .
Todos os indicados receberam homenagem na cerimônia. Camila França Santos, da ViaMobilidade Linhas 5 e 17; Ivan Aparecido de Souza Moreno, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); Luciana Martins Romar, do MetrôRio; Nathalia Martins, da ViaQuatro; e Wellyane Oliveira Rosier, da CCR Metrô Bahia; receberam o troféu entregue pelo Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores. Jairo Luis Cabral, da Trensurb, não pode participar da cerimônia e receberá seu troféu posteriormente.
Os vencedores foram escolhidos através da votação dos profissionais do setor ferroviário inscritos no Colégio Eleitoral, formado por profissionais do setor, representantes de associações, clientes e fornecedores das ferrovias de carga e passageiros.
“O Prêmio Revista Ferroviária é uma premiação tradicional do setor que reconhece as empresas que se destacaram e homenageia os funcionários que se dedicam ao transporte da população e das cargas. Parabenizo todos os vencedores, especialmente os nossos Associados”, destacou Joubert Flores.
A ANPTrilhos é parceira da Revista Ferroviária com as homenagens aos funcionários do setor e realiza a entrega do Prêmio Ferroviário Padrão de Passageiros.
O Ferroviário do Ano de 2022 é Blairo Maggi, empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Maggi foi escolhido por sua atuação e representação no agronegócio brasileiro, setor que mais impulsiona as ferrovias atualmente. Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Ferroviário do Ano de 2017), fez a entrega da homenagem.
A cerimônia contou com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; dos presidentes das operadoras e indústrias metroferroviárias; autoridades e profissionais do setor.