Trensurb conclui instalação de leitores de QR Code em todas as estações

Testagem de bilhetes com código impresso teve início em janeiro, na Estação Farrapos, e foi ampliada gradativamente até chegar a todas as estações do metrô.

Na última semana, Trensurb e Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) de Porto Alegre concluíram a substituição de um validador em cada estação por equipamentos com capacidade para leitura de QR code. Desde janeiro, a Trensurb vinha testando a bilhetagem unitária por QR code, iniciando pela Estação Farrapos e expandindo gradativamente a novidade às demais estações do metrô. Esse trabalho conclui um importante passo no processo de modernização em andamento no sistema de passagens da empresa.

A seguir, o número deve aumentar para dois bloqueios por estação com leitores de QR code. E a expectativa é que, até o final de maio, a funcionalidade esteja disponível em todos os validadores do SIM – sistema de bilhetagem da Trensurb, integrado ao TRI, dos ônibus de Porto Alegre. Vale lembrar que as estações da Trensurb também contam com validadores do sistema TEU, da Região Metropolitana.

Os bilhetes impressos com QR codes devem substituir os cartões unitários, trazendo mais praticidade e economia para a empresa e mais facilidade para o usuário. Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto considera que a novidade é uma atualização tecnológica importante no segmento da bilhetagem. Segundo ele, trata-se da “superação de um gargalo tecnológico que nós tínhamos, que é o uso dos cartões de plástico”. Com a troca dos cartões unitários pelo sistema com QR codes, obtém-se “mais segurança operacional, menos falhas e menores custos de manutenção dos equipamentos”.

SIM Passagem Antecipada

Para usuários recorrentes, a recomendação é adquirir o cartão SIM Passagem Antecipada, que é feito gratuitamente em qualquer bilheteria da Trensurb e fica pronto na hora. Esse cartão também permite desconto de integração com os ônibus de Porto Alegre e transferência dos créditos para uma segunda via em caso de perda ou roubo.

Atualmente, a compra do bilhete unitário e a aquisição de créditos para o cartão SIM Passagem Antecipada pode ser feita por meio do site e do aplicativo do TRI, com pagamento por Pix (sem taxa adicional), cartões de crédito ou débito e boleto.

Modernização da bilhetagem

O projeto piloto da bilhetagem unitária por QR code é parte da modernização em curso no sistema de passagens da Trensurb. As primeiras melhorias relativas a essa iniciativa ficaram disponíveis aos usuários em setembro do ano passado. Na ocasião, os portadores do cartão SIM Passagem Antecipada passaram a poder adquirir créditos por meio do site e do aplicativo do TRI, com pagamento por boleto, cartões de crédito ou débito e, desde janeiro deste ano, via Pix. Também desde setembro de 2022, novos cartões de passagem antecipada passaram a poder ser feitos na hora em qualquer bilheteria da Trensurb.

25/04/2023 – Trensurb