O Estado de São Paulo concentra a maior extensão da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, somando 385 km de linhas de atendimento à população. Por sua relevância no cenário nacional, os investimentos previstos no estado foram destacados no painel “Perspectivas do transporte metroferroviário do estado de São Paulo”, no Congresso NT Expo, realizado na 23ª edição da feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo.
A Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi,participou do painel juntamente com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Diego Allan Domingues; com o Presidente da Divisão de Mobilidade do Grupo CCR, Marcio Hannas; com o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; e o Jean Pejo, Representante no Brasil da Asociación Latino-Americana de Ferrocarriles (ALAF).
Durante o painel, Roberta Marchesi explicou as cidades brasileiras têm dificuldades para estabelecer redes estruturantes de transporte de passageiros sobre trilhos. “O que prejudica esse desenvolvimento do segmento é a descontinuidade dos projetos no longo prazo, uma vez que o problema não é o banco de projetos do segmento que possui 3 mil km de projetos com potencial de sair do papel, sendo 700 mil km só em São Paulo”. Ela defendeu a constituição de uma Autoridade Metropolitana de Transporte, com autonomia para a execução de projetos.
Vicente Abate concordou com a reflexão da diretora executiva da ANPTrilhos sobre a necessidade da formação de uma Autoridade Metropolitana e comentou sobre o pleito da ABIFER para que o Banco Mundial viabilize a preferência de linhas de financiamento doméstico para que a indústria ferroviária no Brasil seja beneficiada.
Em relação aos investimentos futuros, Marcio Hannas, da CCR, falou que a empresa tem cerca de R$ 3 bilhões em investimentos previstos para 2023, sendo R$ 1,5 bilhões na recente concessão da CCR das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos (CPTM). “Essas duas linhas têm demanda atual de 1 milhão de passageiros por dia”, afirmou ele.
Ele comentou também sobre os desafios enfrentados pela iniciativa privada ao assumir concessões públicas. Ele falou que a dificuldade principal é a recuperação da infraestrutura para que alcance o patamar de outras operações mais modernas e automatizadas. Como exemplo, o executivo citou as linhas 8 e 9, que possuem diferentes sistemas de sinalização e que precisam ser igualados.
Diego Allan Domingues, do Governo de São Paulo, destacou projetos previstos para os próximos anos, em especial as parcerias público-privadas e concessões. Entre eles, o Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte), que deve ter o edital publicado em novembro de 2023, com a previsão de R$ 12,5 bilhões em investimentos.
Ele também falou sobre a aprovação do início de novos estudos para a expansão das linhas de trens metropolitanos 11, 12 e 13, que tem uma demanda atual de 980 mil passageiros por dia, e da construção do Trem Intercidades de São Paulo- Sorocaba.
Com informações da NT Expo