Visita técnica ao VLT da Baixada Santista reune operadores, secretários de mobilidade e participantes da NT Expo

A Informa, organizadora da NT Expo, com apoio da ANPTrilhos, organizou uma visita técnica ao VLT da Baixada Santista, no dia 01 de março. A visita fez parte da programação da feira Negócios nos Trilhos – NT Expo 2023, realizada de 28 de fevereiro a 02 de março, em São Paulo (SP).

O grupo de 15 participantes foi recebido por João Paulo Rodrigues, Assessor Técnico da EMTU/SP e Gestor do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (SIM); por Fabio Coelho, Chefe do Departamento de Fiscalização da EMTU; por José Ricardo, Gerente de Manutenção do VLT; por Rogério Matos, da Gerência Operacional do VLT e equipe. Eles fizeram um apresentação sobre o sistema no Centro de Controle Operacional (CCO) e depois o grupo visitou o o simulador, o Centro de Manutenção e fez um percurso no trecho de Santos do VLT.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015 e é feita pela BR Mobilidade. O primeiro trecho conta com 11,1km de extensão, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Através de integração entre o VLT e os ônibus, a população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista já usufrui dos benefícios do VLT, com menos poluição sonora, além da redução do tempo gasto nas viagens entre as cidades.

Veja os depoimentos de alguns participantes da visita técnica:

“As visitas técnicas são sempre interessantes por ter uma troca de experiências entre as operadoras, principalmente, para verificar quais são as soluções que foram adotadas para problemas que são comuns entre as operadoras. A concessionária do VLT é uma empresa recente e extremamente organizada, com técnicas maduras. Um exemplo que me chamou atenção foi o monitoramento das máquinas de chave. Eles fazem um monitoramento remoto, de parâmetros hidráulicos e elétricos, que permitem atuar de forma preventiva nos problemas que possam vir a ter.”
André Matheus, da Engenharia de Manutenção da Trensurb

“Como poder público, é muito interessante podermos ver e ter um estudo de caso que funcione. Para nos, para levar uma outra operação para o município, é interessante sabermos qual a necessidade de manutenção de um sistema como o VLT tem, por exemplo, e ver isso na prática é muito legal. Parabenizo a iniciativa da Informa e da ANPTrilhos de levar os participantes da feira, principalmente este ramo do poder público, para conhecer cases de sucesso.”
Danilo Messias, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Planejamento DA Prefeitura de Lucas do Rio Verde (GO

“Foi uma experiência única e muito boa. Estive na feira e o que eu vi na teoria lá, vi na prática aqui no VLT. Muito bom! Temos interesse em fazer um projeto em Itupeva e isso é um ponto muito positivo na mobilidade urbana.”
Jair Gomes, Secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itupeva (SP)

“A visita técnica organizada pela Informa e a ANPTrilhos foi um ponto de destaque da NT Expo 2023. O aspecto mais valioso da visita foi a oportunidade para fazer networking. Como fornecedor na área de serviços de medição, pude conhecer vários operadores de transporte sobre trilhos e aprendi mais sobre o universo de atividades profissionais de cada um deles.”
Matthew Ramon Carroll, representande de vendas da Deutzer Technische Kohle

“Foi muito positivo por ver as boas práticas que eles realizam no sistema, seja na operação, na manutenção, na segurança, em todas as partes. Para mim foi de extrema valia verificar a forma como eles validam a gratuidade dos passageiros acima de 65 anos. Foi uma novidade e é algo que podemos propor como melhoria para o nosso sistema. Esse e outros pontos firam positivos e enriquecedores.”
Rafael Campos de Oliveira, Técnico Industrial Eletrônico na CBTU Recife

“Conhecer o Sistema do VLT de Santos e os detalhes de sua operação e manutenção agregaram em conhecimento, principalmente por ser um sistema inovador, sob a ótica do Brasil. Trazendo assim um panorama das melhorias e modernizações que podem ser implantados e/ou projetados.”
Rodolpho Barbosa, Analista Técnico da Administração Central da CBTU

Também participaram da visita: Diogo Santos, Gerente da CBTU ; Fabrício Abílio Duarte de Moura, Diretor-Presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL); Heider Augusto da Silva Gomes, Gerente Técnico da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF ); Ítalo Bezerra de Mendonça , Coordenador de Manutenção da CBTU; José Antonio Nantes, Assessor da Prefeitura Municipal de Itupeva; Keila Afonso, do Suporte ao Cliente da Informa; Leonardo Baron, Assessor da Prefeitura Municipal de Itupeva; Mariana Neves, Assessora de Comunicação e Imprensa da ANPTrilhos; Wagner Correia Peixoto, Engenheiro Mecânico da CBTU; Eduardo Zeferino Gonçalves de Souza, Engenheiro de Transito e Mobilidade da Prefeitura Municipal de Itupeva.