MetrôRio registra 3,7 milhões de embarques de passageiros durante a operação de carnaval

Estação mais movimentada foi a Central, com 275 mil entradas. Uso de cartão de aproximação bateu recorde no modal, com 163 mil pagamentos em um único dia

O MetrôRio registrou 3,7 milhões de embarques de passageiros no sistema durante a operação especial de carnaval de 2023. As estações de maior movimento durante a folia, incluindo o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram Central do Brasil/Centro, com 275 mil embarques; Carioca/Centro (262 mil embarques); Botafogo (217 mil embarques); Pavuna (209 mil embarques) e Jardim Oceânico (205 mil embarques).

Durante o carnaval, o dia de maior movimentação de passageiros foi o domingo (19/02), com mais de 650 mil embarques em todo o sistema. No mesmo dia, a faixa horária com mais embarques (48 mil) foi entre 18h e 19h, sendo mais de 8 mil embarques somente na estação General Osório/Ipanema.

O uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) bateu recorde histórico no modal, desde a sua implantação em abril de 2019. O maior registro de pagamento por aproximação diário foi também no domingo de carnaval (19/02), quando 163 mil embarques foram feitos usando o método. Em todo o período, incluindo o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram realizados 739 mil embarques com NFC, o que representa 21% dos passageiros pagantes. O número superou o registro de pagamento com Cartão Unitário (20%).

Nos cinco primeiros dias de operação especial de carnaval do MetrôRio, das 5h de 17/02 à 0h de 21/02, foram 119 horas ininterruptas de funcionamento do sistema metroviário, o suficiente para ir do Rio a Salvador quatro vezes, somando mais de 4.082 viagens. Foram cerca de 133 mil quilômetros percorridos pelas composições, o equivalente a quase quatro voltas ao redor da Terra. Ao todo, somando também o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram 161 horas de operação especial, com mais de 5.500 viagens e cerca de 156 mil quilômetros percorridos pelos trens.

Todo esse esquema especial do MetrôRio só é possível graças ao empenho dos funcionários da concessionária que trabalham divididos por setores e em turnos para oferecer qualidade e segurança aos foliões, cariocas e turistas que utilizam o metrô nos dias de carnaval.

Para a preparação das operações especiais, é preciso adaptar a programação rotineira do metrô, o que só é possível para períodos curtos, como os de carnaval e réveillon. A concessionária segue um planejamento estratégico que é realizado meses antes do evento. Neste período, diversas reuniões ocorrem envolvendo todas as áreas da empresa, especialmente as equipes de atendimento, operação e manutenção. Essa integração entre os times contribui para que todas as etapas do cronograma sejam cumpridas com precisão, agilidade e eficiência.

A equipe de manutenção de trens e estações, por exemplo, deixou tudo pronto às 4h do dia 17/02, porque os primeiros trens começaram a circular, fazendo uma varredura nas 41 estações do sistema para que tudo corresse bem durante a operação especial. Entre os procedimentos realizados nas composições estão revisão do sistema de ar-condicionado, avaliação das portas e da fuselagem. Já nas estações, foram feitas inspeções de via, correção de trilhos e revisão dos sistemas de energia, sinalização e de bilhetagem.

Em outra frente, a equipe de Serviço ao Cliente (SAC) inicia o atendimento no 0800, além dos profissionais nas estações e agentes de segurança que seguem à disposição dos clientes. O time é responsável pelo funcionamento das 41 estações e é ele quem cuida dos mínimos detalhes, como a operação das máquinas de autoatendimento e dos equipamentos de acessibilidade, além de ajudar informando e dando orientações aos passageiros.

Durante o funcionamento especial de carnaval, a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) também fica a postos para acompanhar em tempo real, dia e noite, 24 horas, tudo que acontece no metrô. O time fica de olho nas 2 mil câmeras que monitoram todos os pontos da operação (estações, composições e vias), garantindo a segurança do sistema.

A força-tarefa foi até as 23h de domingo (26/02). As equipes, no entanto, retomaram os esforços pontualmente às 5h desta segunda-feira (27/02), quando a operação do sistema metroviário voltou ao funcionamento de rotina.

MetrôRio contabiliza mais de 19,7 milhões de transações por NFC no sistema desde 2019

O uso de pagamento por aproximação no sistema metroviário vem batendo recordes desde a implantação, em abril de 2019. Até agora, o MetrôRio contabilizou mais de 19,7 milhões de transações realizadas por NFC nas 41 estações do sistema e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS).

O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros, pois evita filas e ainda o manuseio de dinheiro. O recurso está presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.

Vale destacar que o projeto de integração tarifária entre o metrô e ônibus do MNS foi o primeiro projeto na América Latina, tendo a bandeira Visa como pioneira. Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança.

Além disso, a concessionária conta com o Cartão Giro, no qual, os passageiros podem inserir créditos em poucos segundos por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br. O cartão de passagens do MetrôRio oferece descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento.

 

01/03/2023 – MetrôRio