Trensurb trabalha para viabilizar aproveitamento urbanístico de áreas lindeiras à sede da empresa

Terrenos pertencentes à União localizam-se no 4º Distrito de Porto Alegre.

Área em destaque na imagem é a que deverá ter aproveitamento urbanístico
Após dois anos de trabalho, a Trensurb concluiu as tratativas técnicas, institucionais e administrativas para viabilizar a transformação de terrenos no entorno do pátio da empresa em área para o desenvolvimento urbano de Porto Alegre. A planta final do projeto foi encaminhada à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na última sexta-feira (14).

Trabalho integrado

No dia 6 de outubro, a Prefeitura de Porto Alegre realizou um ato na Fábrica do Futuro para marcar a sanção da lei que institui o Programa +4D de Regeneração Urbana do 4º Distrito de Porto Alegre. Entre as alterações promovidas pela lei no Plano Diretor da região, está a aplicação de um novo regime urbanístico à área pertencente à União no entorno da sede da Trensurb, até então classificada como institucional. Isso permite que essas áreas, hoje ociosas, possam ter aproveitamento para a criação de um complexo urbanístico na região, ajudando a trazer mais desenvolvimento para o 4º Distrito.

Em setembro, representantes da Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Patrimônio da União e Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, do Ministério da Economia, reuniram-se para tratar do aproveitamento dessas áreas.

A reunião foi realizada no dia 29, na Prefeitura de Porto Alegre, com o objetivo de discutir a transformação dos terrenos no entorno da sede da empresa metroviária em um complexo urbanístico que irá comportar serviços relacionados ao Aeroporto de Porto Alegre Salgado Filho, como hotelaria e empresas de transporte, além de áreas residenciais.

 

20/10/2022 – Trensurb