Transportar todos os dias milhões de brasileiros é uma grande responsabilidade e envolve equipes de todas as áreas. Para levar os passageiros de um ponto ao outro, uma grande logística é estruturada, com a organização das escalas, operação das estações, manutenções, condução dos trens, controle e administração de todo o sistema. Essas atividades envolvem a dedicação de mais de 35 mil metroviários e metroviárias de todo o País.
Hoje, 26 de outubro, é o Dia do Metroviário e da Metroviária e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) homenageia todos os profissionais do setor com relatos de expectativa de atuação e desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos. Ao longo dos próximos dias, a ANPTrilhos divulgará em suas redes sociais as mensagens dos profissionais do setor para celebrar a data. Acompanhe as redes sociais da Associação (@ANPTrilhos) e conheça um pouco dessas histórias.
“Ser metroviário é atender e auxiliar os usuários com respeito e urbanidade, superando suas expectativas”, define Adelar Francisco da Silva, que tem 40 anos e há 3 meses é Agente Metroviário de Operação de Estações da Trensurb. Incentivado por uma amiga que trabalha na operadora, Adelar prestou concurso e dentro da Trensurb viu “oportunidade, além da estabilidade, de crescimento profissional e pessoal”. Ele explica que pretende chegar ao último cargo dentro do plano de carreira, passando por diversas áreas.
Na visão dele, “o transporte sobre trilhos tem muito a crescer, principalmente os metrôs, pois com as cidades crescendo e suas ruas e avenidas já saturadas, o metrô ajudaria a desafogar o trânsito, principalmente das capitais”.
Erika Martins tem 32 anos e sempre foi encantada pelo funcionamento do metrô e por sua eficiência no transporte de milhares de passageiros diariamente. “Ser metroviário é ter a responsabilidade de levar e trazer pessoas com segurança e previsibilidade. Independentemente da área, cada setor é responsável por essa grande engrenagem que é o MetrôRio. Para que todo o sistema funcione é preciso que todos atuem com o seu melhor. Então, ser metroviário é dar sempre o meu melhor todos os dias”, explica a Analista de Recursos Humanos do metrô carioca há 3 meses. Ela entrou no sistema como estagiária e, recentemente, foi efetivada.
“Ser metroviária é algo diferente de tudo que você possa imaginar, e sendo mulher isso se torna de grande valia. Só em pensar que transporto milhares de pessoas e sonhos, fico lisonjeada em fazer parte desse time. Coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa, são feitas por um time”, explica Adrielle Monteiro Carvalho, que tem 23 anos e há 5 meses é Agente de Atendimento e Operadora de Trem da CCR Metrô Bahia.
Afonso Menezes sempre teve “curiosidade em saber a complexidade de como é feita a gestão, o monitoramento e a contabilização do transporte de passageiros, mais especificamente falando de São Paulo, onde se encontra a maior malha metroferroviária do Brasil”. Há 6 meses ele passou a fazer parte da equipe de Monitoramento e Arrecadação da ViaMobilidade. “Ser metroviário é ter o zelo por um bom atendimento e ter o prazer de conectar as pessoas com seus destinos”, destaca o agente de 23 anos.
Os estudos relacionados à área de tecnologia e o uso do transporte sobre trilhos no dia a dia despertaram o interesse de Cinthia Kim em trabalhar no setor. Com 38 anos e há 6 meses atuando como Agente de Atendimento de Manutenção de Material Rodante e Oficinas da ViaQuatro, ela tem como expectativa profissional “desenvolver e aplicar os conhecimentos obtidos com a equipe e melhorar continuamente para promover a qualidade no serviço prestado”. “Com as novas tecnologias, o futuro da ferrovia vem se desenvolvendo com mais segurança e eficiência. Vejo o futuro do transporte de passageiros como uma interação entre homem e máquina, gerando assim uma melhor qualidade de atendimento, sendo prático e moderno para todos os passageiros”, destaca.
Tuana Alves Pereira é Agente de Estação do Metrofor há 5 anos e sempre foi apaixonada pelo transporte sobre trilhos, modo que utiliza diariamente em seus deslocamentos. “Espero que cada vez mais se invista nessa área, criando novas linhas, podendo atender um número cada vez maior de pessoas, diminuindo o tempo de deslocamentos e, consequentemente, gerando uma melhor qualidade de vida”. Ela destaca que “ser metroviário é lutar pela qualidade do transporte público, pela mobilidade urbana, por acessibilidade e inclusão social”.
A Supervisora do Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo, Euzeni Navero, tem 14 anos de experiência no setor e explica que “não tinha ideia da magnitude do serviço que prestamos e nem do impacto na vida da população de São Paulo antes de ingressar na companhia”. “Quanto mais eu conhecia, aprendia, e servia as pessoas que circulavam pelas estações onde trabalhei, maior era o meu encantamento e amor pelo que fazemos”, ressalta a profissional.
Euzeni tem 44 anos e acredita que “o transporte sobre trilhos é a maneira mais eficiente de deslocamento numa cidade” como São Paulo e o seu desejo é continuar contribuindo com esse trabalho, se especializando para estar preparada para os desafios que se apresentarem”.
A história do Técnico Metroferroviário em Estradas do Metrô-DF, Ailton Galvão de Brito, com o setor está relacionada à infância: “Ser metroviário é servir atuando com responsabilidade, comprometimento e profissionalismo em tudo que faz. O interesse pelo setor surgiu ainda criança, quando aos domingos íamos com a família passear no Metrô do Recife”. Aos 41 anos, sendo 8 deles dedicados ao Metrô de Brasília, Ailton vê o setor metroferroviário como promissor. “Vejo o crescimento do setor metroferroviário como algo inevitável”, explica ele.
Ser Metroviário e Metroviária é…
“Ser metroviário é atender e auxiliar os usuários com respeito e urbanidade superando suas expectativas. ”
Adelar Francisco da Silva, Agente Metroviário de Operação de Estações da Trensurb
Metroviário há 3 meses
“Ser metroviário é apaixonante, não há nada mais gratificante do que transportar pessoas a seus compromissos de forma segura e previsível. ”
Erika Martins, Analista de Recursos Humanos do MetrôRio
Metroviária há 3 meses
“Ser metroviária é algo diferente de tudo que você possa imaginar, e sendo mulher isso se torna de grande valia. ”
Adrielle Monteiro Carvalho, Agente Atendimento Operadora de Trem da CCR Metrô Bahia
Metroviária há 5 meses
“Ser metroviário é ter o zelo por um bom atendimento e ter o prazer de conectar as pessoas com seus destinos. ”
Afonso Menezes, Agente de Atendimento Monitoramento e Arrecadação da ViaMobilidade
Metroviário há 6 meses
“Ser metroviário é ter orgulho de fazer parte de um projeto grande e contribuir de uma forma positiva no transporte de milhares de pessoas. ”
Cinthia Kim, Agente de atendimento de manutenção, Manutenção Material Rodante e Oficinas da ViaQuatro
Metroviária há 6 meses
“Ser metroviário é lutar pela qualidade do transporte público, pela mobilidade urbana, por acessibilidade e inclusão social.”
Tuana Alves Pereira, Agente de Estação do Metrofor
Metroviária há 5 anos
“Quando entrei no Metrô em 2008 eu não tinha ideia da magnitude do serviço que prestamos e nem do impacto na vida da população de São Paulo. ”
Euzeni Navero, Supervisora do Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo
Metroviária há 14 anos
“Ser metroviário é servir atuando com responsabilidade, comprometimento e profissionalismo em tudo que faz. ”
Ailton Galvão de Brito, Técnico Metroferroviário em Estradas do Metrô-DF
Metroviário há 8 anos