Na Itália conheceram “in loco” o equipamento e novas práticas que serão utilizadas na obra
Os colaboradores do Metrô estiveram semana passada (de 25 a 27 de julho) na Itália, visitando as obras do túnel ferroviário que está sendo escavado pela tuneladora da empresa CREG. Essa é a mesma empresa que fabricará o Tatuzão, contratado em maio, que irá escavar os túneis da Linha 2-Verde até Penha.
Nossa equipe pode ver todo o trecho entre Lonato e Desenzano Del Garda – Itália, que interligará as cidades de Turim a Veneza assim que finalizado. Além de visualizar “in loco” o funcionamento do equipamento, conheceram as práticas que já vêm sendo adotadas na construção de túneis no mundo e que também deverão ser aplicadas na expansão da Linha 2.
Uma destas práticas, é a utilização do veículo Multi-Service Vehicles – MSV que transportará os anéis de concreto, que irão revestir os túneis, do local estocado até a frente de escavação. Esta forma de transporte substitui o uso de vagonetas sobre trilhos, também traz como vantagem economias de custos com materiais como trilhos e acessórios, bem como ganhos no prazo, por não necessitar de tempo para a montagem e desmontagem da via permanente. Além de possibilitar a circulação de veículos leves e pesados, proporcionando maior liberdade e segurança na circulação de equipamentos e trabalhadores dentro do túnel executado.
A previsão é que o Tatuzão chegue ao Brasil em meados de 2023 para ser montado e iniciar os trabalhos no complexo Rapadura no segundo semestre de 2023.
01/08/2022 – Metrô de São Paulo