SuperVia lança campanha digital contra assédio nos trens

A cada semana, até o final de julho, um post diferente será realizado nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. A SuperVia preza pelo respeito entre as pessoas e atua, dentro das suas possibilidades, na luta contra o assédio.

Os posts chamam atenção com frases como “Goxtooooosa”; “Nossaaa, você tá de parabéns!”; “Que delícia hein”; e “Ôôôô lá em casa!”, acompanhadas pelo slogan “Se não tem respeito, não tem graça.” O objetivo é mostrar que algumas abordagens, ainda que apresentadas como “elogio”, e até olhares indesejados, também são formas de assediar o outro. Os posts também contêm telefones úteis para denúncias em casos de qualquer tipo de assédio. A primeira publicação aconteceu na última quinta-feira (23/06).

Carro exclusivamente feminino

A SuperVia cumpre as medidas que visam proteger o público feminino, como a disponibilização de um carro exclusivo para suas passageiras em cada trem, entre 6h e 9h e das 17h às 20h. A comunicação visual conta com adesivos e cartazes nas portas e interior dos carros. Como se trata de uma questão comportamental e de respeito ao outro, a concessionária também veicula avisos sonoros para reforçar a importância de que o carro feminino seja usado apenas por mulheres e investe em campanhas de conscientização para orientar e ampliar a boa convivência dentro dos trens. A SuperVia conta com a colaboração de todos para que se mantenha essa boa convivência. Importante esclarecer que os agentes de controle da SuperVia atuam nos trens e estações para dar apoio e orientação. Em situações de assédio, esses funcionários fazem o acionamento da Polícia Militar para as medidas necessárias.

27/06/2022 – SuperVia