A estação Alto do Ipiranga, na Linha 2-Verde, completa nesta quinta-feira, 30 de junho, 15 anos de funcionamento. Localizada na esquina das ruas Dr. Gentil de Moura e Visconde de Pirajá, a estação recebe, em média, 17 mil passageiros por dia – demanda ainda reduzida devido à pandemia do novo Coronavírus, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020.
A estação possui uma área construída de 8.600 m². É uma das estações mais profundas do Metrô, com 34 metros subterrâneos, o equivalente a um edifício de 11 andares.
Alto do Ipiranga foi a primeira estação construída com uma nova concepção arquitetônica. Valorizando a sustentabilidade, conta com iluminação e ventilação natural. O corpo principal da estação é coberto por uma cúpula de vidro com 18 metros de diâmetro e 9 metros da altura, justamente pensada para o melhor aproveitamento possível da iluminação natural.
No seu interior, a estação Alto do Ipiranga segue os padrões de cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco), em homenagem ao bairro do Ipiranga, marco da nossa Independência. Este espaço já motivou vários ensaios fotográficos.
A obra de arte “Descanso da Sala”, escultura produzida por José Spaniol, e a exposição permanente “Ipiranga: O Bairro do Grito!”, um painel com mais de 20m de extensão e que traça uma linha do tempo contando em imagens e textos a história da localidade, valem uma visita à estação, que, por sinal, é a estação metroviária mais próxima ao Museu do Ipiranga, que deve ser reaberto ao público em setembro próximo para as comemorações do Bicentenário da Independência.
29/06/2022 – Metrô de São Paulo