Mostra segue até 31 de maio e traz relatos e fatos ocorridos na época como registro histórico de uma das faces da Guerra Civil Espanhola
Em abril de 1937, a cidade basca de Guernica, situada ao norte da Espanha, sofreu um bombardeio que mudaria sua história para sempre. A investida chocou o mundo e entre diversas repercussões ficou eternizada em uma das mais emblemáticas obras do pintor Salvador Dali, batizada com o mesmo nome do local atacado. 85 anos depois, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, em parceria com a Editora Mymag, apresenta até o fim de maio, na Estação Moema, a mostra “Sementes contra o ódio — conexão Guernica Brasil”. Painéis expostos na mostra “Sementes contra o ódio — conexão Guernica Brasil”
Seguindo a tranquila rotina de sempre até a tarde daquele 25 de abril, ainda que em meio à Guerra Civil Espanhola, o povoado do País Basco foi surpreendido quando o céu foi tomado por 23 aeronaves da Legião Condor da força aérea nazista. Durante três horas a cidade foi bombardeada por 250 quilos de explosivos, vitimando cerca 1.645 pessoas e deixando outras 889. Os 20 painéis expostos buscam levar aos espectadores, por meio de relatos, fatos e manifestações artísticas, uma breve compreensão desse pedaço da História.
Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a exposição vai ao encontro dos objetivos da concessionária. “Mais do que local de passagem nossas estações são espaços de informação e acesso às manifestações culturais. Poder contar um pedaço desse acontecimento histórico a quem circula pela Linha 5-Lilás é fundamental para não deixar que as barbáries de uma guerra sejam esquecidas”, diz.
Serviço:
Exposição “Sementes contra o ódio – conexão Guernica Brasil”
Estação Moema (Linha 5-Lilás): até 31 de maio
20/05/2022 – ViaMobilidade