Em reunião realizada na prefeitura de Santos, nesta terça-feira (12), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o prefeito Rogério Santos, e o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, discutiram o andamento das obras do segundo trecho do VLT e estratégias para avanços das intervenções. A prioridade é acelerar as obras a fim de minimizar o impacto aos moradores e comerciantes da região.
Com novas contratações, as obras seguem em ritmo acelerado. Contam atualmente com mais de 430 profissionais trabalhando simultaneamente e caminham com mais velocidade em direção ao centro de Santos. “Já evoluímos muito nos trabalhos do segundo trecho. O número de trabalhadores foi mais do que duplicado e a obra ganhou um ritmo muito mais acelerado”, exaltou o secretário.
Após autorização da prefeitura, as intervenções poderão ser realizadas até 22h nos dias úteis e, aos sábados, até 18h.
“O grande desafio é a interferência no dia a dia das pessoas, pois é uma área adensada com comércios e residências. Por isso, queremos fazer no menor prazo possível e com mínimo impacto para a população”, explicou Galli, garantindo que todos os recursos necessários para os trabalhos estão garantidos até a conclusão das obras.
Segundo o secretário, a expectativa é terminar grande parte do projeto até dezembro deste ano. No momento, 40% das obras de drenagem e 25% do esgoto já foram executados. Etapa importante de preparo para receber os futuros trilhos.
Para os próximos passos, Galli informou que serão realizadas reuniões com as equipes técnicas para definir as etapas seguintes, novas frentes de trabalhos e prazos, com a devida comunicação antecipada para a população sobre as interferências. O próximo cronograma detalhado será definido em reunião técnica, nesta quarta-feira (13).
O prefeito de Santos, Rogério Santos, lembrou sobre a complexidade das obras e reforçou que, desde o início do projeto, são feitas reuniões sucessivas entre município e governo do Estado para alinhamento dos trabalhos. “Estamos trabalhando em uma região com infraestrutura antiga na qual precisaram ser feitas diversas intervenções de drenagem, rede elétrica, engenharias e interdições de rua, não é uma obra simples”, disse o prefeito, mencionando que cronograma está em dia e que o VLT é um dos transportes mais seguros, confortáveis e pontuais que existem.
Para o presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, também presente no encontro, o grande desafio é minimizar os impactos da população para dar sequência às obras. “Todo trecho está sinalizado para que o cidadão tenha a melhor opção de percurso e o aplicativo Waze está atualizado com os desvios que estão sendo feitos em Santos, para que o motorista saiba qual caminho deve seguir. Hoje o principal ponto de interdição é a Rua Campos Mello, uma parte já concluída e outra em obras”, esclareceu.
A previsão é que as obras estejam concluídas no início de 2023. O segundo trecho do VLT, que ligará a Linha 1 (Barreiros – Porto) ao Terminal Valongo, passando pela região central de Santos, terá 8 km de extensão, 14 estações e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. O Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista é silencioso, elétrico, sem emissão de poluentes e proporciona aos passageiros redução do tempo de viagens entre os municípios de Santos e São Vicente, unindo trabalho e turismo além de requalificar as áreas urbanas por onde passa.
13/04/2022 – EMTU