A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e seus Associados participaram da feira Negócios nos Trilhos (NT Expo), tradicional evento do setor metroferroviário, realizada de 15 a 17 de março, em São Paulo (SP). Ao longo dos três dias do evento, a ANPTrilhos recebeu no seu estande Associados, autoridades, profissionais do setor metroferroviário, representantes de instituições de ensino, estudantes, dentre outros visitantes da feira.
No segundo dia da 22ª NT Expo, Antonio Carlos Sanches, Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos e Presidente da SuperVia, participou da palestra de abertura do evento, “Ajustes necessários no marco legal do transporte ferroviário de cargas e a expectativa para o marco do transporte ferroviário de passageiros”, e da moderação do painel “Planos de investimento das principais operadoras de transporte metroferroviário”.
Em sua participação, Sanches destacou como todos os setores sofreram com a pandemia, mas que a demanda do transporte ferroviário está sendo retomada, pontuando que investimentos são muito importantes por acontecerem no médio e longo prazos. “Para um investimento ser materializado, seja ele em linhas novas, estações, modernização ou o que for, é preciso esperar alguns anos. A ferrovia precisa deles e dos passageiros. Fazendo um link com o marco regulatório, também haverá modernização das regras, atraindo novos investidores. A mobilidade urbana precisa crescer para servir bem ao passageiro e para que as cidades avancem econômica e socialmente”, concluiu Sanches.
No terceiro e último dia do evento, o Presidente do Conselho da ANPTrilhos e Vice-Chairman para a América Latina da International Union of Railways (UIC), Joubert Flores, participou do painel “O que o Brasil tem a aprender com os modelos de gestão de transporte de passageiros de outros países”. Joubert Flores apresentou o panorama do setor metroferroviário e os principais pontos da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros, que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e contou com a parceira da ANPTrilhos.
“A Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros é um marco para o setor e contribuirá com o desenvolvimento das conexões regionais de passageiros. A implantação de novas linhas de trens de passageiros também contribuirá com o crescimento econômico e social, com a instalação de empreendimentos e geração de empregos ao longo do seu percurso”, explicou Joubert Flores.
O Vice-Presidente de Planejamento da ANPTrilhos e Diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, palestrou e moderou o último painel do evento, “Construção de linhas de trens regionais: Como a iniciativa privada pode contribuir para o Brasil voltar a ter ferrovias de passageiros”. O painel apresentou as ações que estão em andamento para a implantação do Trem Intercidades (TIC) e os ganhos que as cidades terão com a implantação do projeto.
“Estou muito feliz e agradecido por ter participado da NT EXPO que é o principal ponto de encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina. Participar como moderador de um painel tão importante, que fomenta as discussões em várias regiões do Brasil, me permitiram falar um pouco do panorama do transporte ferroviário de passageiros sobre trilhos e como é necessária uma Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiro para equacionar a reduzida participação do transporte ferroviário de passageiros no Brasil”, explicou Argenton.
GALERIA DE FOTOS DO EVENTO