Mais de 100 milhões de litros de água são reaproveitados nos sistemas brasileiros
Todos os dias estações e trens são limpos e higienizados para receber os milhões de passageiros que utilizam os sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de todo o Brasil. Além da limpeza regular, os operadores realizam lavagem de trens, estações e vias e essas ações são realizadas de forma consciente para que não haja desperdício de água.
Anualmente, mais de 100 milhões de litros de água são reutilizados nos sistemas metroferroviários brasileiros. A água é proveniente do reuso e também da captação da chuva. A principal utilização desse recurso é na lavagem dos trens, onde a água passa por um processo de tratamento antes de ser usada novamente. Ela também é usada na lavagem de peças nas oficinas e limpeza de tuneis.
Além disso, os operadores metroferroviários realizam o monitoramento e controle de consumo e manutenção preventiva de instalações hidráulicas para conter eventuais vazamentos. Também é feito o planejamento de limpeza de reservatórios, com programação para que estejam esvaziados e não haja descarte desnecessário do recurso.
“Os operadores metroferroviários realizam ações constantes para o uso adequado da água nos sistemas, com medidas de aproveitamento do recurso e acompanhamento constante para que não haja desperdício. Essas iniciativas geram economia e contribuem com o meio ambiente. A redução dos níveis dos reservatórios de água se intensificou nos últimos anos e é importante que todos contribuam com o uso consciente desse recurso natural”, explica a Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).