Fique atento à prevenção e às regras do sistema
O VLT já está em operação há alguns anos, mas vale sempre relembrar dicas importantes para quem é usuário fiel ou mesmo para quem vai visitar o Rio e andar no sistema pela primeira vez.
A principal delas é sobre o cartão de passagem, que deve ser individual. Essa regra permite as integrações previstas com outros modais e a verificação do pagamento.
Vale lembrar que, por segurança, a Riocard Mais, administradora do sistema de bilhetagem, bloqueia cartões com mais de 120 dias sem uso. Mas, para desbloquear é fácil. Basta aproximá-los de um dos terminais de consulta instalados nas paradas e estações. O desbloqueio também pode ser feito pelo aplicativo Valida Mais para quem tem celulares com tecnologia NFC.
Nos terminais você também pode verificar seu saldo e confirmar se está tudo certo antes do embarque. Caso precise fazer recarga, dê preferência às opções on-line (aplicativo Riocard Mais e site Recarga Mais).
O uso da máscara é obrigatório no VLT, por isso não esqueça de mantê-la durante toda a viagem. Ajude a preservar a sua saúde e a dos demais passageiros.
A passagem custa R$ 3,80 e a validação deve ser realizada logo ao embarcar. O VLT, ao contrário de outros transportes, não possui catracas ou bloqueios na maioria dos pontos de embarque. Há fiscalização do pagamento durante a viagem realizada por agentes da concessionária em parceria com Guarda Municipal.
Em caso de dúvidas, você pode consultar outras seções do site como Nossa Rede ou Chegadas e Partidas.
Fique atento e boa viagem!
11/01/2022 – VLT Carioca